Quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013.
Enfoque nas bolsas de valores de quarta-feira:
- O Ibovespa fechou em queda de 1,98%, para 56.177 pontos. O giro financeiro do pregão foi de R$ 8,2 bilhões, acima da média diária do ano, de R$ 7,4 bilhões. Na semana, a bolsa acumulada queda de 2,98% e no mês alcança 6%. A desaceleração do Índice IBC-Br no fim de 2012 reforçou temores sobre os rumos da economia doméstica, num cenário de crescentes pressões inflacionárias e incertezas sobre as políticas monetária e cambial. As perdas foram acentuadas na etapa final do pregão,após a divulgação da ata Fomc do Fed, o banco central dos EUA. O documento mostrou que o Fed poderá desacelerar ou suspender seu programa de compra de ativos antes da recuperação no mercado de trabalho do país, o chamado QE3. Fonte: REUTERS
Notícias relevantes dessa quinta-feira :
- O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) revelou expansão econômica em dezembro aquém da esperada pelos analistas. O avanço de 0,26% do IBC-Br em dezembro, abaixo da média de 0,30% obtida pelo Valor Data junto a analistas, fez com que os juros negociados na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) já abrissem o pregão em queda. O DI com prazo em janeiro de 2014 caiu de 7,77% para 7,68%. No papel de janeiro de 2015, a taxa foi de 8,47% a 8,39%. Fonte: Valor Econômico
- A produtividade do trabalhador brasileiro caiu "dramaticamente" em 2012. A constatação é do centro de pesquisas Conference Board. Levantamento anual diz que o fraco crescimento do PIB e o contínuo aumento do emprego explicam a piora do desempenho nacional no ano passado. "O declínio mais dramático na América Latina foi no Brasil, que mostrou queda no nível de produção por pessoa empregada de 0,3% em 2012 após a desaceleração vista em 2010 e 2011", destaca o relatório. O movimento foi na contramão da tendência global, já que a produtividade média mundial subiu 1,8% no ano. O estudo também calcula a eficiência do uso dos recursos de toda a economia - o que leva em conta, além do trabalho, outros fatores como infraestrutura, tecnologia e inovação. O chamado fator de produtividade total do Brasil caiu 1,8% no ano passado, também pior que outros emergentes e economias maduras. Fonte: O Estado de S. Paulo
- As operadoras de telecomunicações que descumprirem os futuros Termos de Ajuste de Conduta (TAC), decorrentes da negociação sobre multas aplicadas pela Agência Nacional de Telecomunicações, terão de pagar o dobro do valor da sanção estipulado inicialmente. A afirmação foi feita ontem pelo presidente da Anatel, João Rezende, após participar do seminário "Políticas de Telecomunicações", em Brasília. O presidente da Anatel disse que as multas não têm qualquer relação com novo arrocho nas empresas feito pela agência, mas que são resultado da maior "agilidade no julgamento dos processos". Fonte: Valor Econômico
- O crédito para aquisição de veículos deve crescer 8% neste ano, para R$ 217,7 bilhões, sustentado principalmente por uma retomada do crescimento econômico do país depois do fraco desempenho observados em 2012 apesar dos benefícios fiscais dados pelo governo para aquisição de carros. No ano passado, o saldo das carteiras de financiamento de automóveis avançou a uma taxa modesta, de 0,3%, e chegou a R$ 201,7 bilhões, segundo dados da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef). O crescimento ficou bem abaixo do intervalo entre 8% e 10% previsto no começo do ano passado pela entidade, e foi consideravelmente inferior à media vista no período compreendido entre 2005 e 2010, próxima de 26% ao ano. Fonte: Valor Econômico
- Um mês e meio depois de lançar um pacote de investimentos e mudanças regulatórias nos portos para baratear o frete e dar mais competitividade aos produtos brasileiros, o governo discute uma proposta para reajustar em 58,2% as tarifas cobradas dos usuários do Porto de Santos (SP), o maior do País. O aumento seria dividido em três parcelas: 25% de imediato e duas parcelas de 12,5% a partir de 1° de janeiro de 2014 a 1° de janeiro de 2015. A elevação dos preços foi proposta pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e, para entrar em vigor, depende do sinal verde do Ministério da Fazenda.. Fonte: Correio Braziliense
Analista acadêmico: Fênix Felipe de Mendonça
Coordenador: Prof. Dr. Sinézio Fernandes Maia
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