sábado, 11 de setembro de 2021

A Sala de Ações tem como prerrogativa semanal a discussão dos setores da bolsa de valores através do monitoramento e do estudo dos diversos ativos listados na B3, para verificar a correlação entre as notícias das empresas e do setor em relação ao desempenho dos ativos e a variação do número de negócios. O monitoramento também visa a comparação entre as rentabilidades dos setores e os benchmarks (Ibovespa, CDI). Nessa semana o Ibovespa apresentou queda de -5,30%, enquanto na performance em 2021, o índice tem uma queda de -3,70%, contra o acumulado de 2,21% do CDI anual.

O setor de energia apresentou queda de -0,85% na semana, mas acumula um retorno anual positivo de 4,24%. Os maiores retornos da semana foram das ações da Copel (3,83%), CPFL Energia (2,79%) e Eneva (0,06%). A Copel vem sendo destaque positivo nas últimas semanas, sendo assim questionada pela CVM o motivo pela alta nas negociações. A companhia veio a público afirmando que desconhece qualquer fato relevante e afirma que este movimento pode ter ocorrido com o aumento de peso da companhia na carteira teórica do Ibovespa, o rebalanceamento da carteira do índice MSCI, além da criação da nova bandeira tarifária. Assim, a semana encerra com certa estabilidade e queda de 0,24% nas negociações.

O setor imobiliário fechou a semana com retorno de -0,40% e, já acumula queda de -14,10% na performance anual. O destaque da semana foi um debate organizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers, na qual se observou que redes de shoppings mantêm visão positiva para vendas nos próximos meses. O setor obteve uma alta de 48,48% no número de negócios.

O setor de transporte e Telecomunicações obteve retorno de 1,32% nessa semana, acumulando assim, 12,27% no ano. Como destaque, a WEG e Localiza apresentaram retornos de 6,65% e 4,53% respectivamente. A alta da Weg ocorre após o Credit Suisse recomendar compra de ações da companhia, projetando alta de 26%; para analistas do banco, a cultura de inovação e boa execução pode levar a receita da Weg a dobrar nos próximos cinco anos O setor apresentou alta de 35,71% nas negociações

O setor básico aprentou um retorno de -1,97% na semana, enquanto no retorno anual, acumula uma alta de 17,77%. Os destaques da semana foram PetroRio e Gerdau Metalúrgica, com altas de 5,23% e 0,48% respectivamente. A PetroRio subiu informou que a produção total de petróleo em agosto atingiu 33.593 barris de óleo equivalente por dia (boepd). O número representa uma alta de 11% em relação aos 30.228 boepd registrados em julho.  O setor fechou a semana com alta de 19,46% nas negociações.

O setor de consumo caiu -1,34% nessa semana e em 2021, acumula um retorno de 1,24%. Numa semana sem muitas notícias para o setor, a notícia destaque foi em relação a JBS, que explora o mercado nos EUA e amplia margens antes de abrir capital no exterior. A companhia deve continuar procurando por oportunidades de aquisições no mercado, de olho em empresas que aumentem as suas margens no longo prazo e que reduzam a volatilidade trazida pelas commodities, segundo a Genial Investimentos. A companhia também planeja seguir fortalecendo a sua estrutura no mercado internacional, antes de pensar em abrir o capital na bolsa americana. Dessa forma, o setor de consumo encerra a semana com alta de 41,48% no número de negócios.

Robert Figueiredo e Jessica Evelin

Analistas Acadêmicos 

Prof. Dr. Sinézio Fernandes Maia

Coordenador do Projeto














 



0 comments:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.