segunda-feira, 3 de agosto de 2020

A Semana 31, última sexta feira do mês, geralmente é reservada para discussão de trabalhos científicos que possam contribuir com o desenvolvimento do projeto. A parceria existe, desde 2017, entre o Programa de Pós-Graduação em Economia e a Sala de Ações e, são reunidos alunos integrantes do projeto e alunos de Pós-graduação. Em geral os temas são selecionados na área de finanças e é prática o convite de autores recém formados em mestrado e doutorado para apresentação de sua dissertação/tese.

"A análise técnica e fundamentalista: eficiência dos indicadores de preços das ações na divergência do método de análise (Dissertação.pdf)"foi apresentado pelo Mestre em Ciências Contábeis Esdra Alexandre de Souza Filho, professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis do Grupo SER de Recife (PE). A dissertação foi defendida na UFPE em 2017, no Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis, orientada pelo Dr. Maurício Assuero Lima de Freitas.

Em função de acirrados debates em torno da eficiência da escola técnica e escola fundamentalista na gestão de carteiras de investimentos, gerou-se um fato motivador para a construção da dissertação. A pesquisa, a partir de 76 companhias integrantes do IBRX100 entre 2010 e 2016, utilizou de ferramentas econométricas (dados em painel e modelos login), bem como os principais indicadores tanto de análise gráfica, quanto os múltiplos de análise fundamentalista. O trabalho foi desenvolvido em três fases, sendo elas: primeira é a validação dos indicadores influenciadores dos preços das ações; a segunda fase buscou identificar as variáveis explicativas influenciadores de riscos das carteiras; e, a terceira fase buscou-se mensurar a eficiência dos indicadores por meio de ODSS Ratio. Os resultados revelam, para o método utilizado e espaço temporal testado, que os indicadores técnicos foram 11,24 vezes superiores aos indicadores fundamentalistas. Os indicadores técnicos geraram retornos maiores que os indicadores fundamentalista. Em sua preleção o Prof. Esdra Alexandre aponta suas principais observações no desenvolvimento da pesquisa, entretanto, salienta a necessidade de continuidade da pesquisa em novas rodadas de testes.

As discussões permanceram entre os participantes do seminários, ao todo foram 45, o que abrilhantou ainda mais o seminário, a dissertação e o engajamento em torno da formação de alunos. O projeto Sala de Ações juntamente com o Programa de Pós-Graduação tem estimulado uma ponte entre alunos de graduação e pós-graduação, bem como o desenvolvimento de temas importantes para o desenvolvimento de métodos e pesquisas. A Coordenação do Programa de Pós-Graduação, representada tanto pelo Prof. Cássio Bessaria quanto o Prof. Wallace Patrick, também manifestou da importância de promover encontros desta natureza bem como, integrar estudantes com os pesquisadores e com professores coordenadores de atividades de formação.

Ressaltou-se também, nesta sexta feira, 31 de julho, a importância de discussões de performance das carteiras desenvolvidas no escopo do projeto de extensão. Muitos temas foram apresentados para identificar os impactos que novos temas tem propiciados ao processo de seleção de carteiras da Sala de Ações. Os temas foram discutidos em ordens: a) Carteira de Dividendos; b) Definições de Captação de Recursos por meio de Debêntures e seus impactos sobre as companhias listadas na B3; c) Marco do Saneamento Básicos e seus impactos sobre o Setor Utility; d) Problemas do Déficit Habitacional no Brasil e seus impactos sobre o setor imobiliário; e) Monitoramento de volatilidade por meio de estudos de Stress dos ativos listados na carteira da Sala de Ações; f) Discussão e definição de um procedimento de backtests de uma carteira teórica que leva em consideração a definição de Riscos e Retornos.

Assim foi nossa reunião semanal de vivência de mercado e, excepcionalmente, de reflexões sobre a célula de inovações no método de pesquisa, ensino e extensão.

 Prof. Dr. Sinézio Fernandes Maia
Coordenador do Projeto Sala de Ações UFPB





















0 comments:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.