quarta-feira, 22 de julho de 2020

A Sala de Ações tem como atividade semanal a discussão dos setores da bolsa de valores através do monitoramento e do estudo dos diversos ativos listados na B3. O objetivo é identificar a correlação entre as notícias das empresas e do setor em relação ao desempenho dos ativos e a variação do número de negócios. O monitoramento também visa a comparação entre as rentabilidades dos setores e os benchmarks (Ibovespa e CDI). O ano de 2020 vem sendo marcado pela onda pandêmica do COVID-19, fato que afetou negativamente os mercados como um todo. Nessa semana o Ibovespa rentabilizou 2,86%, fechando acima dos 100 mil pontos, um aumento de 61,85% desde de seu período mais baixo em março de 2020.
setor de consumo manteve a boa performance na semana 29, tendo se mantido positivo e fechando em 2,90%. O setor tem perspectiva de continuar em crescimento devido a medida de alívio do distanciamento social e ao impulsionamento de vendas das empresas do setor no meio digital. O destaque da semana do consumo foi o segmento de Varejo, dando um maior enfoque a Via Varejo, que obteve 11,92% de retorno semanal do preço de suas ações e 43,35% em variação no número de ações negociadas. O pronunciamento do CEO da varejista alavancou seu desempenho na semana. Ele destacou que “O jogo do e-commerce no Brasil começa agora”, enfatizando que há pouca profundidade das empresas no meio digital e afirma que estamos apenas no começo dessa exploração eletrônica. Segundo ele, a Via Varejo vai passar por uma reestruturação no comércio eletrônico, assim como desenvolvimento de um marketplace que contará com a base de dados da companhia com cerca de 85 Milhões de clientes. E ampliação no investimento em tecnologia e sistemas, sem praticamente nenhum custo, apenas utilizando os ativos disponíveis pela empresa.
setor básico apesar do início promissor no ano de 2020 foi duramente afetado pela pandemia do Covid-19, quando apresentou seu pior desempenho no mês de março, chegando a -45,12%, uma queda maior que o IBOV na época, apesar dessa queda o setor vem demonstrando uma boa recuperação, com destaque para a Cosan (CSAN3), com retorno de 17,84% no ano. Na semana o setor foi bastante afetado positivamente por intenções de compra, valorização do Minério de Ferro e o novo marco do saneamento, com setor tendo uma rentabilidade semanal de 5,5% maior que o Ibovespa.


setor de energia apresentou desempenho positivo na semana com rentabilidade de 3,53%, batendo o Ibovespa que rentabilizou 2,86%. O setor continua superando o índice da bolsa brasileira no mês e no ano, com performance de 10,74% e -5,22% respectivamente. A empresa destaque da semana foi a Eletrobras com crescimento de 11,39% no preço de suas ações. Vale ressaltar que o setor de energia segue numa tendência de alta, justificada principalmente pelas boas notícias divulgadas nas últimas semanas e pelo socorro que o governo tem dado as empresas do segmento.
setor imobiliário fechou a semana em queda, contudo mantem alta no mês, ultrapassando os retornos mensais do Ibovespa, o número de negócios foi negativo nessa semana, contudo houve destaque para Br Malls após a entrevista do CEO na XP Expert que favoreceu a compra de ações. A Ecorodovias também teve alta nas negociações com valor de 29,86%, com queda no seu valor o que sugere que o aumento de negociações foi causado pela venda dessas ações. O setor ainda se mantem com um dos mais afetados pela pandemia com perdas maiores que o Ibovespa no ano.
setor de transporte e comunicação manteve resultados positivos maiores que Ibovespa, contudo o setor de transporte ainda é o mais afetado pelo Covid-19, mas ao longo das semanas vem demonstrando uma leve recuperação, essa semana o Congresso Federal aprovou a MP de ajuda ao setor aéreo em uma tentativa de preservar as empresas. A Smiles também informou a realização de uma assembleia para resolver os questionamentos de acionistas quanto a compra de passagens antecipadas da Gol. O setor de comunicação teve resultados positivos essa semana devido aos planos de implantação do 5G ainda esse ano.

Sala Benjamin Graham
Analistas Acadêmicos da Sala de Ações


Prof. Dr. Sinézio Fernandes Maia

Coordenador do Projeto Sala de Ações UFPB












0 comments:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.