CURSO DE MACROECONOMIA PARA INVESTIDORES
UFPB/CCSA/DE
CURSO DE MACROECONOMIA
Prof. Dr. Sinézio Fernandes Maia
Para quem é direcionado
O Curso de Análise Macroeconômica foi desenvolvido para todos os profissionais que queiram entender como aplicar os fundamentos da macroeconomia para monitorar a conjuntura econômica e as variáveis de longo prazo da economia brasileira e mundial.
· Estudantes de Economia e áreas afins que pretendem produzir documentos técnicos na formação de expectativas dos agentes econômicos, tanto investidores, consumidores, quanto gestores públicos, nacional e regional.
· Analistas de mercado de capitais e assessores de investimentos que tem como prerrogativas a gestão de carteiras de investimentos no sentido de observar as tendências econômicas a partir das análises das políticas econômicas.
· Planejadores financeiros que elaboram relatórios de formação de expectativas de longo prazo e queiram estudar as tendências das variáveis econômicas no Brasil e no Mundo.
Objetivos do programa
A abordagem da mentoria tem uma perspectiva geral de uso de ferramentas teóricas e práticas para estudar a dinâmica das variáveis de política econômica, assim como uma vivência de cenários econômicos monitorados mensalmente e que tenham relações direta como o profissional analista e gestor.
· Proporcionar uma visão fundamental dos conteúdos teóricos alinhados com a dinâmica da base de dados referente a conjuntura econômica e mundial.
· Adquirir conhecimento básico na análise da economia brasileira por meio dos principais modelos administrados e monitoras pelos gestores de política econômica.
· Dominar a busca de base de dados dos órgãos oficiais, manuseio de tabelas e gráficos, bem como a estimação de modelos por meio de um software da ciência dos dados.
· Oferecer informações por meio da criação de relatórios que permita o tomador de decisões impulsionar seus negócios de investimentos, consumo e de gestão pública.
Plano de trabalho
As principais formas de analisar as políticas econômicas e a conjuntura econômica passam pela compreensão da seguinte trilha de conhecimento:
b) Modelo Agregativo Introdutório da Análise Macro – IS-LM e Demanda Agregada
c) Modelo Curva de Phillips – Análise da Oferta
d) Modelo de Política Monetária – Regra de Taylor
e) Modelo de Determinação da Taxa de Câmbio – Condição Paridade de Juros
f) Modelo de Sustentabilidade da Dívida Publica
Como a tecnologia proposta para análise da macroeconomia está estreitamente associada à ciência dos dados, então o uso de ferramentas de busca, manuseio e estimações de modelos, será usado o software R-Studio. A busca de informações deverá ser automatizada, bem como a gestão dos dados, por meio de scripts previamente comandados durante a mentoria.
As articulações desenvolvidas entre a trilha da teoria com a trilha da realidade observada se darão por meio das estimações estatísticas e econométricas dos modelos sugeridos, análise da dinâmica de cada variável selecionada para estudo, bem como, para o fino trato do estudo, a elaboração de previsões utilizando a base de dados estritamente analisada.
Duração do programa
O programa irá combinar abordagens presenciais com vídeos para fins de apresentação de conteúdos. A busca da base de dados e a análise das informações serão desenvolvidas como atividades de vivência econômica, durante a semana de divulgação das variáveis econômicas e a elaboração e discussão dos resultados serão efetuados nos encontros semanais.
O exercício de apresentação de conteúdo a cada 8 horas de atividades está previsto no sentido de promover uma discussão conceitual com argumentos técnicos, nos moldes da mentoria, em encontros presenciais. A estimativa da mentoria é de 30 horas de conteúdo contemplando a vivência de mercado, correspondente a 3 meses de absorção teórica e 1 mes de vivência econômica.
Metodologia
O programa é composto por módulos de aprendizagem. A metodologia do programa é composta por:
a) Módulos de conteúdos presenciais (entre 4 e 6 horas por módulo).
b) Fóruns de discussões dos modelos teóricos e estimados.
c) Atividades de vivências para serem postados em Blogs e redes sociais.
d) Produção de conteúdos/vídeos sequenciais de aprendizagem.
Tudo isso em um ambiente de aprendizagem presencial, na qual será possível compartilhar as experiências e receber o feedback da mentoria.
Professor Dr. Sinézio Fernandes Maia
- Doutor em Economia com Pós-Doutorado em Economia Financeira, Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba nos Programas de Pós-Graduação em Economia;
- Coordenador do GAPPE - Grupo de Assessoria, Pesquisa e Planejamento do Dep. de Economia de 2003-2005;
- Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia nos biênios de 2005-2007 e 2007-2009;
- Chefe do Departamento de Economia da UFPB, 2013-2014 e 2015-2016;
- Conselheiro do CORECON-PB, 2012-2015 e 2016-2018;
- Diretor Científico do Instituto de Desenvolvimento da Paraíba IDEP-UFPB 2017-2018;
- Diretor Regional da Associação dos Prof. de Investimentos do Mercado de Capitais (APIMEC-PB) 2009-2020.
Atua como Sócio - Diretor Educacional da SGE Consult, em projetos de pesquisa e extensão na área de Mercado Financeiro e Modelos Econométricos, com publicações em política monetária, modelos de previsões, bem como modelos de volatilidade e gestão de riscos;
João Pessoa, 31 de julho de 2025
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