sábado, 7 de setembro de 2024


 O Projeto Sala de Ações, em sua determinação de denominar todas as atividades em torno de uma sala de treinamentos (laboratórios)  e, consequentemente, de estudos dos fundamentos e das aplicações das teorias pertinentes, apresenta uma nova atividade: A SALA DO TRIBUTO.

O Projeto de Extensão Universitária recentemente aprovado pelo Edital do PROBEX 2024-2025 da UFPB é intitulado de "Orçamento Público: Fontes e Destinos dos Recursos Arrecadados", e será doravante denominado de "Sala do Tributo".  O propósito é gerar conhecimento, aperfeiçoar e difundir as Leis e Práticas na execução fiscal como instrumento arrecadatório, além das destinações dos recursos por meio da Lei de Diretrizes Orçamentárias. 

A meta é atender uma das principais demanda da sociedade (consumidora e investidora): "quanto eu pago de tributos, impostos,  taxas e contribuições, e para onde vai o dinheiro".  O participante do projeto terá a oportunidade de desenvolver a interdisciplinaridade das diversas áreas envolvidas (Economia, Administração, Contabilidade, Atuariais, Gestão Pública e Direito). A metodologia de abordagem tem a prerrogativa de analisar o impacto tributário sobre o cotidiano da sociedade. 

Os parceiros envolvidos no projeto permitirão alcançar nossa missão de promover uma constante extensão universitária por meio de treinamentos, seminários, workshops, oficinas e cursos de curta duração de forma continuada. O envolvimento da Câmara Municipal, sob a anuência da Diretoria Executiva da Escola do Legislativo, bem como o Centro Universitário UNIPÊ, sob a anuência da Coordenação dos Cursos de Negócios, marca o início de nossas atividades no dia 28.08.2024, na nossa primeira reunião presencial.

Um expediente que utilizaremos para priorizar nossas atividade é o Escritório de Atendimento ao público em geral, de forma gratuita e personalizada. Mentorias e vivências de mercado serão oferecidas para auxiliar tanto consumidores, contribuintes e gestores públicos, quanto os micro e pequenos empresários e investidores em mercado de capitais.  O enfoque transcende ao objetivo do ensino, buscando também estimular e disciplinar a cultura do monitoramento das contas públicas nas esferas municipal, estadual e federal. 

A filosofia da Sala de Ações da UFPB, que já conta com 17 anos de atuação na extensão universitária, será mantida na manutenção no compromisso com a disciplina, profissionalismo e performance nos estudos, no monitoramentos,  nas discussões, na geração e na divulgação de informações tributárias e orçamentárias por meio da SALA DO TRIBUTO

Os coordenadores do projeto do âmbito da UFPB serão os professores Paulo Amilton Maia Leite e Sinézio Fernandes Maia, ambos do Departamento de Economia. 

Sejam muito bem-vindos às nossas novas atividades. 








 

0 comments:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.