quinta-feira, 24 de junho de 2021

A Carteira P/VPA também denominada Alavancagem, é constituído por ações que estejam subvalorizadas ou com “desconto” no momento da aquisição. A análise é realizada para as 25 empresas selecionadas na carteira fundamentalista da Sala de Ações, definidas de acordo com o método de investimento de Benjamin Graham, que contempla 5 setores: Básico, energia, transporte/telecomunicações, imobiliário e consumo.

O P/VPA é uma relação entre o valor atual de uma ação no mercado e o valor patrimonial por ação e o quanto os investidores estão dispostos a pagar, no momento, pelo patrimônio líquido da companhia. Assim, o P/VPA permite descobrir se uma ação está sendo negociada na Bolsa de Valores a preços mais baixos que o seu valor patrimonial.

A escolha dos ativos ocorre respeitando os seguintes critérios, a partir do conjunto de empresas, semanalmente, utilizando o preço de fechamento da sexta-feira, é calculado o P/VPA das respectivas empresas, a partir do VPA fixado em 30/12/2019. É selecionada uma empresa de cada setor, aquela que apresentou o menor P/VPA da semana, contanto que esse P/VPA seja inferior a 1,5, respeitando o filtro de Benjamin Graham para esse múltiplo, embora seja preferível que esse múltiplo esteja no patamar inferior a 1.

Utilizando o preço da última sexta-feira, é calculado o P/VPA do dia de cada uma das 25 empresas selecionadas previamente pela Sala de Ações e feita a seleção de uma empresa de cada setor (Básico, energia, transporte/telecomunicações, imobiliário e consumo) que tenha respeitado o critério de Graham que é um P/VPA inferior a 1,5. O retorno semanal e anual da carteira é calculado a partir da data que ocorreu a compra na segunda-feira e vende na sexta-feira.

            Analista Acadêmico: Jessica Evelin Silva Damacena

Coordenador do Projeto: Prof. Dr. Sinézio Fernandes Maia

 







0 comments:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.