sábado, 13 de abril de 2024

 A Sala de Ações da UFPB apresenta seu mais novo programa de Trainee-2024 para novos integrantes das equipes que estarão sendo treinados para assumirem as atividades das células básicas do projeto. A equipe da análise fundamentalista, a célula de entrada do projeto, os alunos serão integrados à Sala Benjamin Graham, ou seja, serão treinados para praticarem semanalmente os ensinamentos fundamentais da escolha de carteira com base nos múltiplos de Graham. 

O projeto, a partir de 2011 até 2023,  tem sido testado confrontando os resultados obtidos pela clássica "técnica" com os resultados divulgados oficialmente dos retornos do nosso bechmark, ou seja o índice Ibovespa. Segundo o próprio Graham, se a performance conseguida a partir dos múltiplos selecionados forem superiores aos resultado do benchmarks (Ibovespa), considera-se que a nossa "técnica" (baseadas nos múltiplos de Graham) está sobressaindo e proporcionando resultados satisfatórios para o gestor da carteira e/ou investidores fundamentalistas. Assim, nós do projeto Sala de Ações-UFPB consideramos uma meta a ser atingida anualmente com essa carteira fundamentalista,  a superação dos resultado medianos do Ibovespa. O treinamento passa por exercícios de seleção de carteiras com base nos fundamentos do 'Investidor Inteligente'. 

Outra Célula que será proporcionada no trainee 2024 será a equipe da Análise Gráfica. Os candidatos terão treinamentos a a partir da Teoria de Dow no exercício de visualização dos preços e volumes dos ativos em estudos. Os integrantes dessa Célula comporão a Sala Charles Dow. Considera-se o treinamento "de tela" fundamental para decidirmos a "saída" do ativo selecionado, bem como a tendência e a quebra de tendência sugerida pela dinâmica dos preços deixados no gráfico da nossa Carteira Fundamentalista. Além disso, faremos treinamento de "entrada"e "saída" para uma carteira Técnica (Gráfica). Neste aspectos trabalharemos com pelo menos duas carteiras distintas: a delongo prazo (para monitorar nossa carteira fundamentalista) e a carteira Swing Trade, para rentabilização semanal da nossa Sala. Assim, poderemos entregar um aluno (assessor acadêmico) com duas técnicas específicas do mercado com um treinamento robusto e educado para as "pressões" típicas de mercado de ações. 

A última célula do Trainee-2024 será a de análise macroeconômica. Os integrantes desta célula construirão os cenários econômicos e comporão a Sala Milton Friedman. Com base na orientação do "Capitalismo e Liberdade",  o projeto procura sinais macroeconômicos deixados nas análises de política econômico, como também de economia política, que possam impactar as direções que o mercado de capitais possam tomar. A equipe será treinada para monitorar a conjuntura econômica e identificar os possíveis "ciclos" formados pelos indicadores macroeconômicos. Expectativa e Radar macroeconômico serão construídos semanalmente com vistas à construção de modelos macroeconométricos efetuados pelos integrantes do projeto. 

Assim estaremos, nós da Sala de Ações 2024, completando a equipe com novos integrantes que farão parte deste projeto que já tem 18 anos de "rodagem" e os alunos trainee estarão aptos a praticarem a profissão de assessor de investimentos e, por sua vez,  poderão integrar nossa equipe de treinamento em atendimento de Educação Financeira. Na equipe do Escritório Financeiro o aluno completa o ciclo de treino permitindo ao assessor acadêmico mais uma trilha de vivência na busca da educação financeira da sociedade. Nossa missão será proporcionar ao interessado pelos exercícios educacionais da Sala de Ações,  o trato do seu dinheiro, o seu planejamento financeiro e a sua qualidade de sua vida. 

Esperamos mais uma vez, com este treinamento, contribuir na formação de nossos alunos bem como no despertar de uma trabalho em equipe, despertar de uma conscientização da importância do conhecimento para o manuseio do dinheiro (do patrimônio, do salário, do consumo, do investimento), despertar para uma educação ao consumo, despertar para um comportamento ético e moral em uma preservação dos valores e retidão e despertar para um profissionalismo e disciplina na sua área de atuação e por fim indica-los bem preparados para assumir as funções profissionais no mercado financeiro nacional. 

Sejam todos bem vindos à nossa equipe por meio de nossa vivência de mercado. 

Equipe Sala de Ações - UFPB
Prof. Dr. Sinézio Fernandes Maia - Coordenador do Projeto

















0 comments:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.