A Semana 36 marca a semana que registra o fechamento do mês de agosto de 2020. Os registros de performance guardam os resultados obtidos de várias carteiras monitoradas pelo Projeto Sala de Ações de 2020. A principal carteira, representa a carteira de formação dos analistas acadêmicos do Projeto, é construída a partir dos ensinamentos do Investidor Inteligente: Benjamin Graham. Esta carteira é denominada de Carteira Fundamentalista da Sala de Ações. Das 25 empresas ranqueadas pelo filtro de Graham, para 5 setores da Bolsa de Valores, somente 10 empresas entram no radar de monitoramento diário.
Depois de ranqueada e monitorada, das 10 empresas selecionadas, apenas 5 empresas fazem parte da carteira final de contabilização da performance (TOP 5). Esta carteira passa a ser nossa carteira referência no sentido de evidenciar as demais carteiras monitoradas pelo Projeto. O trabalho é semanal e mantém toda a equipe atenta para o desempenho periódico da Bolsa, dos Setores, das Empresa e, sobretudo, da Carteira Fundamentalista. O intuito é testar a nossa carteira teórica, pari-passu, as demais carteiras.
O resultado registrado, até 31 de agosto de 2020, para o mercado (aqui representado pelo IBOVESPA) foi negativo na Carteira de Mercado de -14,31%. O resultado da Carteira Fundamentalista foi de -7,34%, também negativo, mas muito melhor que o resultado de mercado. Permite salientar que o critério de filtragem de Graham ajuda a "perder menos" em tempo de crises. Entretanto, olhando a performance da taxa livre de risco, o CDI, o resultado anual foi de +2,12%, muito acima dos critérios de escolha de carteira com fundamentos.
Este resultado nos permite (, isto é, tem permitido ao longo dos anos) monitorar outras carteiras com métodos supondo "aversão ao risco" e "escolha racional dos agentes". As demais carteiras são elencadas a partir de métodos fundamentalistas e métodos da moderna teoria da carteira, são elas: Carteira de Dividendos, Carteira de Alavancagem (P/VPA), Carteira de Risco e Retorno, Carteira de Volatilidade e Carteira de Beta Mercado. Os resultados são apresentados de forma semanal com contabilização de performance acumulada (semanalmente) sugerido duas operações semanais (na segunda-feira/compra e na sexta-feira/Venda).
Nosso objetivo, enquanto coordenação de um projeto de extensão universitária, é treinar os analistas acadêmicos, sobre investimentos, e oferecer uma plataforma de "testes" dos diversos métodos apreendidos academicamente, em sala de aula. Nossos analistas tem oferecido informações acadêmicas semanais que são úteis, tanto para a sua própria formação, quanto para aqueles que gostam de associar o mundo real ao mundo acadêmico.
Parabéns a todos.
Coordenador do Projeto Sala de Ações UFPB
0 comments:
Postar um comentário
Agradecemos seu comentário.