terça-feira, 25 de agosto de 2020

 A Semana 34 marca mais um avanço significativo para o Projeto Sala de Ações; o lançamento do PODCAST. A confirmação de que os fundamentos estão cada vez mais consolidados na formação dos alunos do projeto está registrada na divulgação do primeiro podcast sobre o monitor da carteira fundamentalista 2020. Os exercícios de acompanhamento das empresas de cada setor da B3, apresentado e debatido em reuniões semanais, foram agora registradas na forma de vivência do mercado de capitais, em áudio. 

Os trabalhos de pesquisa das empresas, de acompanhamento dos preços dos ativos, de acompanhamento do volume de negócios, bem como a notícia semanal significa o aprimoramento da percepção do analista acadêmico, dos movimentos financeiros cotidianos e, sobretudo de um termômetro da eficiência na escolha das empresas para compor uma carteira teórica, de acordo com um MÉTODO. 

A Semana 34 também registra  a maturidade da equipe 2020 no sentido de debates de pesquisas desenvolvidas nas áreas de Análise Fundamentalista, Políticas de Dividendos, Políticas de Emissões de Debêntures, Carteira Teórica formada com base na Moderna Teoria da Carteira, Carteira formada na identificação da Volatilidade do Mercado e carteiras formadas com base na estimação do BETA-Mercado. Dessa forma, uma métrica metodológica da aferição do conhecimento dos analistas acadêmicos se dá na comparação da performance de cada carteira vis-a-vis a carteira fundamentalista, baseada nos princípios de Benjamin Graham. 

A semana também registra reuniões da célula de Macroeconomia, ou seja, da célula de construção da Sala Milton Friedman. O exercício semanal foi a discussão da base de dados do modelo de determinação da taxa de câmbio levando em consideração da condição paridade descoberta de juros. O modelo, inspirado no working paper do Banco Central, define as variáveis: taxa de câmbio, taxa de Juros Doméstica, taxa de Juros Internacional e a Variável que representa o Risco-País. O primeiro passo é examinar as trajetórias de cada variável e suas intervenções entre os anos 2002 e 2020. 

As reuniões semanais são, verdadeiramente, o ápice para nossos avanços. O método, a disciplina, o compromisso de cada integrante, o profissionalismo, o respeito ao código de conduta e a performance são, indiscutivelmente, os melhores ingredientes para a sólida formação de um aluno; basta ver nossos resultados. Parabéns a todos os integrantes do projeto Sala de Ações - 2020. 

Prof. Dr. Sinézio Fernandes Maia
Coordenador do Projeto Sala de Ações UFPB




0 comments:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.