segunda-feira, 3 de agosto de 2020

A segunda-feira foi marcada pelas expectativas em torno do pacote de estímulo econômico que os republicanos iriam apresentar para ajudar a retomar a economia dos EUA. Isso somado às expectativas internas dos resultados corporativos em Wall Street e na bolsa de valores de São Paulo culminaram em ganhos para o Ibovespa e Dow Jones. Enquanto isso, na Europa, o DAX ficou estável e o FTSE 100 variou -0,31%, reverberando as tensões entre EUA e China, além do avanço do Covid-19. Na China, o SSEC fechou em alta com o maior aumento de lucros das indústrias desde mar/2019.

Na terça feira, o Ibovespa seguiu o desânimo em Wall Street, após impasse na discussão do pacote de estímulo econômico, entre democratas e republicanos, e queda na confiança do consumidor, mesmo com os dados dos CAGED apontando desaceleração do desemprego em junho. Já os índices europeus não tiveram direção única, dividindo as atenções entre o avanço do Covid-19, vacinas contra a pandemia e pacote de apoio econômico no EUA. O SSE Composite fechou pregão com ganhos com sentimento dos investidores dominados pelo ânimo da véspera em nos EUA.

A reunião do FOMC terminou na quarta-feira e foi decidido a manutenção da taxa de juros no nível atual, ademais o Presidente do FED em entrevista assegurou o afrouxamento da política monetária com o intuito de sustenta a economia dos EUA. Com essas notícias permeando os sentimentos dos investidores, o Ibovespa e Dow Jones fecharam opregão em alta. Na Europa, a decisão foi divulgada após o fechamento dos mercados acionários, mas o dia foi marcado pelas expectativas em relação a reunião e os índices fecharam próximos da estabilidade. No mercado asiático, o SSEC registrou ganhos, mesmo após resultados negativos das empresas chinesas.

Na quinta-feira, as bolsas pelo mundo registraram perdas. No Brasil, além o cenário externo, os resultados das empresas no 2º trimestre impulsionaram a queda do Ibovespa. Nos EUA, o recuo do produto foi de -32,9%, o pior desde a recessão de 1929. Na Europa, os resultados seguiram a tendência do mundo registrando grandes perdas, com destaque para a Alemanha. Já na China. O SSEC teve o dia de cautela após a fala de Jerome Powell de que o Covid-19 ainda pode atrapalhar o desempenho da economia e com dados negativos das empresas.

Por fim, na sexta-feira, O Ibovespa fechou em queda nesta sexta-feira, com movimento generalizado de realização de lucros. Já o Dow Jones registrou ganhos com os dados positivos das empresas de tecnologia. Na zona do euro o recuo de 11,9% do PIB impulsionou as perdas no DAX e FTSE 100. No SSEC, o dia foi positivo, marcado pela liquidez e o entusiasmo dos investidores do varejo.

Em relação ao desempenho do Ibovespa, foi acumulado alta de 0,05% na semana. Já o volume financeiro teve seu mínimo na terça-feira (R$ 25,750 bilhões) e atingiu o máximo na sexta-feira (R$ 34,688 bilhões).


Igor Manoel Bezerra roque Mendes
Analista Acadêmico da Sala de Ações


Prof. Dr. Sinézio Fernandes Maia

Coordenador do Projeto Sala de Ações UFPB











0 comments:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.