domingo, 17 de maio de 2020

A pauta da última reunião, ocorrida em 15.05.2020 – Sexta Feira, seguiu o protocolo da Sala de Ações na formação do aluno para o mercado de capitais;  forte treinamento com base na realidade posta do mercado. 

A novidade se deu na publicação dos relatórios das empresas estudadas, no Blog do Projeto (http://salaacoes.blogspot.com/2020/05/informacoes-corporativas-analise-dos.html). Tanto os relatórios da análise financeira das empresas, quanto os múltiplos, foram divulgados para fins de estudos acadêmicos (especificamente para estudos e treinamentos acadêmicos). A apresentação, discussão e debates foram efetuados para duas empresas selecionadas: a Klabin, apresentada por Giovani Lopes de Andrade e, a empresa Qualicorp, apresentada por Ivonaldo Vinicius de Melo

A análise dos múltiplos procedeu-se no formato de processos de seleção de ativos. A coordenação buscou destacar uma metodologia de seleção de carteira para a Sala de Ações 2020. A discussão e a escolha sugerem um aprofundamento, cada vez maior, na leitura do material de apoio, sobretudo o livro do Professor Benjamin GrahamO Investidor Inteligente.

Os critérios adotados pelo projeto, desde 2007, tem colecionado resultados sucessivos de performances, sempre, todos os anos, superiores aos resultados observados no mercado. Neste caso, o aperfeiçoamento da metodologia; a disciplina; e, a determinação nas metas orientam para um processo de intensa atividade de treinamento: corroborar a tese de investimentos inteligente

Ressalta-se que o método adotado a partir do principal livro de investimento, segundo Warren Buffett, representa uma leitura obrigatória do Professor Benjamin Graham, junto com David Dodd, no sentido de extrair a “disciplina lógica e rigorosa de investimento em ações e títulos”, nas palavras de Armínio Fraga. O treinamento da Sala de Ações propõe uma oportunidade de avaliar uma empresa como candidata a participar de um processo de monitoramento anual de performance. 

A Coordenação do Projeto promove, a partir da próxima semana, a construção de um seminário sobre as lições deixadas por Graham e sua validade para as práticas, ainda hoje, deste extraordinário método de sucesso. 
  
Sem  mais,  
Prof. Dr. Sinézio Fernandes Maia
Coordenador do Projeto Sala de Ações UFPB

Anexos para fins de Registro

Participantes da Reunião Virtual


































Apresentação 1) Empresa  KLABIN  – Giovani Lopes de Andrade
















Apresentação 2) Empresa QUALICORP – Ivonaldo Vinícius de Melo


















Reunião do Comitê Gestor - 17:00 Horas de 15.05.2020 - Sexta Feira









0 comments:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.