domingo, 24 de maio de 2020

A evolução obtida nas reuniões está evidenciada pela qualidade das apresentações do conteúdo e, sobretudo, no nível das discussões. O conteúdo pautado na última reunião (sexta feira – 22.05.2020 das 15-18horas) alcançou o momento mais importante da seleção de ações por meio de um processo de planejamento e investimento: o método do investidor inteligente. A insistência no protocolo da Sala de Ações permanece: a formação do aluno para participar do mercado de capitais com base em um forte treinamento periódico. 
 A apresentação, discussão e defesa foram efetuadas para duas empresas selecionadas: a ENGIE, empresa do setor de energia elétrica, apresentada por Emerson Eduardo de Oliveira Simplício e a empresa Petrobras, apresentada por Igor Manoel Bezerra Roque Mendes. De forma comparativa, ambos apresentaram as principais informações da empresa, do CEO, dos dados contábeis, da análise de balanço e da análise de indicadores de bolsa (vide-http://salaacoes.blogspot.com/2020/05/informacoes-corporativas-analise-dos.html).  A estratégia de fortalecer a comparação entre ativos,  que devam participar da carteira teórica da Sala de Ações 2020, permitiu um amplo debate entre todos os participantes. A orientação pautou-se nos fundamentos e na natureza dos indicadores sugeridos para análise (vide - http://salaacoes.blogspot.com/2020/05/multiplos-das-empresas-listadas-na-b3.html) .  Uma vez estabelecidas as preferências sobre determinada empresa, para constituir a carteira teórica, ressaltou-se a metodologia adotada pelo clássico Guia de Investimentos sugeridos pelo Professor Benjamin Graham e reforçado pelo Mega Investidor americano, Warren Buffett.
 O segundo passo, para atingir o êxito da reunião, foi a apresentação do Boletim de Monitoramento Trimestral. A principal discussão se deu sobre os impactos do Coronavirus-19 sobre as finanças das empresas selecionadas a partir dos relatórios trimestrais divulgados na CVM. A sugestão foi analisar, comparativamente, os balanços de 2019 com os resultados obtidos no primeiro trimestre do ano, uma vez observado que os administradores já estão mencionando, na maioria dos relatórios das empresas, como relevantes impactos negativos. Muito há de ser estudado ainda, mas a discussão já iniciou-se.
 Como forma de consolidar o método adotado no processo de seleção de carteiras, iniciou-se um ciclo de leituras sobre o livro de Benjamin Graham com vistas a um Seminário sobre os critérios adotados pelo Investidor Inteligente e sua relevância sobre a atualidade. Destaca-se a similaridade do ciclo econômico sugerido na reflexão de Graham com a dinâmica da escolha de ativos para a construção de uma carteira defensiva e uma carteira empreendedora; seus pontos positivos e pontos negativos.
 Assim, a Coordenação do Projeto promove, a partir das próximas semanas, a configuração da construção do Seminário, envolvendo todos os alunos do projeto, sobre as lições deixadas por Graham.
                                                           Sem  mais,  
Prof. Dr. Sinézio Fernandes Maia
Coordenador do Projeto Sala de Ações UFPB


Apresentação Engie: Analista Acadêmico: Emerson Eduardo de Oliveira


















Apresentação da Petrobras: Analista Acadêmico: Igor Manoel Bezerra Roque Mendes















Debate no Processo de Escolha das Empresas pelos Critérios do Investidor Inteligente
Participantes: Ana Luisa, Elizabeth Farias, Emerson Eduardo, Eudes Barros, Giovani Andrade, Gyovani Yuri, Igor Mendes, Ivonaldo Vivnícius, Jéssica Evelin, Kleber Eduardo, Luiz Fernando, Maria Eduarda, Matheus Teles, Samuel Paz, Vitor Martin.


















REUNIÃO COMITÊ GESTOR: 21.05.2020 -   LEITURA DINÂMICA DO  INVESTIDOR INTELIGENTE
















Apresentação e Discussão da Estratégia do Investidor Inteligente para Carteira Sala de Ações

0 comments:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.