quinta-feira, 14 de maio de 2020

Sala de Ações - UFPB

Análise Fundamentalista

Célula Análise Fundamentalista do Projeto Sala de Ações da UFPB tem o objetivo de estudar o desempenho financeiro e econômico das empresas de capital aberto listadas na Bolsa de Valores de São Paulo. O desafio é a formação de carteiras ótimas de ativos a partir de grandes setores da B3. O exercício é acadêmico e busca a construção de uma carteira teórica para o projeto, no ano de 2020, que contenha uma diversificação de ativos, conforme os preceitos ditados pelo Prof. Benjamin Graham em o  "O Investidor Inteligente"

O processo de seleção de carteiras setoriais recebe acompanhamento periódico e ao término das semanas são elaborados documentos de análises acadêmicas que demonstrem o desempenho semanal, mensal, trimestral e anual desses conjuntos de ativos. Esta atividade representa uma forma de aferição do aprendizado dos integrantes do Projeto, alunos dos cursos de Economia, Contabilidade, Administração e Ciências Atuariais do CCSA - UFPB.

Todas as atividades desenvolvidas pelo Projeto Sala de Ações tem por objetivo prover informações acadêmicas e não representa, em nenhuma hipótese, uma sugestão de compra e/ou venda de qualquer valor mobiliário ou instrumento financeiro.

Salienta-se que as informações contidas têm caráter puramente Acadêmico.

                                                                                                 Prof. Dr. Sinézio Fernandes Maia

Procedimento

Para obter os múltiplos basta clicar na respectiva empresa e o usuário obterá uma planilha contendo as informações de Ativo, Patrimônio Líquido, Vendas Líquidas, Lucro Líquido, EBIT e EBTIDA. Alem disso, obterá também os principais Índices de Análise de Balanço (Liquidez, Estrutura de Capital e Rentabilidade) mais os índices de Análise de Bolsa (VPA, LPA, RDA, P/L, DPA, P/VPA, PSR, Yield e Payout). Salienta-se que as informações foram adquiridas de fonte primária (CVM, B3 e Relatório da Administração). 

  1. Ambev
  2. Distribuidora de Petróleo
  3. CCR
  4. Cemig
  5. Cogna - Kroton
  6. Carrefour
  7. Cosan
  8. CSN
  9. CVC
  10. Engie Brasil
  11. Energias BR
  12. Equatorial
  13. Fleury
  14. Intermédica
  15. Hapvida
  16. Hypera
  17. Cia Hering
  18. Iguatemi
  19. JBS
  20. Klabin
  21. Lojas Americanas
  22. Lojas Renner
  23. Magazine Luiza
  24. MRV
  25. Multiplan
  26. Natura
  27. Pão de Açúcar
  28. Petrobras
  29. Qualicorp
  30. Raia Drogasil
  31. Localiza
  32. Sabesp
  33. Smiles
  34. Taesa
  35. TIM
  36. TOTVS
  37. Ultrapar
  38. Usiminas
  39. Vivo
  40. WEG
  41. YDUQS - Estácio

OBSERVAÇÕES: Ressalta-se que o critério de escolha das empresas acima parte da metodologia de Benjamim Graham, para fins de exercício acadêmico, e posterior testes de performance. Optou-se por selecionar as empresas do índice Ibovespa (Carteira Jan a Abr. 2020 / Primeiro Quadrimestre), que tenham empresas com Lucro Líquido Positivo nos últimos 3 anos (2017-2018-2019). 

0 comments:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.