sexta-feira, 25 de novembro de 2011

FLASH ECONÔMICO – SALA DE AÇÕES

FECHAMENTO – 24.11.2011

ENFOQUE NAS BOLSAS DE VALORES

  • A Bovespa fechou em alta o pregão desta quinta, marcado pela forte volatilidade e baixo volume devido ao feriado do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Com isso, o Ibovespa interrompeu uma sequência de cinco quedas.
    O Ibovespa subiu 0,56%, aos 55.279 pontos. O volume financeiro foi de apenas R$ 2,95 bilhões. Fonte: G1 – Economia.

NOTÍCIAS RELEVANTES

  • Angela Merkel e Nicolas Sarkozy pretendem apresentar no próximo encontro das lideranças da União Europeia, dia 9 de dezembro, propostas para alterar os tratados que regem a União Europeia. O objetivo é assegurar a estabilidade na zona do euro através de uma melhor administração econômica. "Trata-se apenas de garantir que quem não cumpre o Pacto de Estabilidade possa ser cobrado por isso", afirmou Merkel após o encontro com Sarkozy e com o novo chefe do governo italiano, Mario Monti, nesta quinta. A proposta segue o caminho de uma "união fiscal" e, de acordo com Sarkozy, visa a melhorar a administração da zona do euro. Fonte: Deutsch Welle.
  • Cada vez mais políticos e economistas defendem que o Banco Central Europeu compre títulos de países endividados. Mas a Alemanha é contra. O argumento: assim ninguém seria obrigado ao controle orçamentário. Fonte: Deutsch Welle.

AGENDA PARA SEXTA

  • A atividade econômica brasileira manteve a trajetória de desaceleração em setembro, conforme o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal). Já descontadas as influências sazonais, o recuo econômico foi de 0,1% na passagem entre agosto e setembro deste ano. Em relação ao mesmo mês de 2010, o crescimento da atividade econômica foi de 2,0% em setembro de 2011, acumulando elevação de 3,3% nos primeiros nove meses do ano. Fonte: InfoMoney.

ABERTURA – 25.11.2011

ENFOQUE NAS BOLSAS DE VALORES

  • Novo corte de rating na Europa adiciona mais pressão sobre as bolsas. Como resposta a todo esse cenário pouco animador, as bolsas europeias entram em nova sessão de perdas, podendo ser este o décimo fechamento consecutivo em queda na região. Já no Brasil, "ainda temos grande interferência do cenário externo, pouco bolsão de liquidez na BM&FBovespa e perspectiva de indefinição de tendência", acredita Marco Melo, head de análise da Ágora Corretora. Fonte: InfoMoney.
  • Crise europeia segue no foco, e bolsas asiáticas fecham em baixa. Em Tóquio, o Nikkei 225 recuou 0,06%, aos 8.160,01 pontos. O Hang Seng, de Hong Kong, declinou 1,37%, somando 17.689,48 pontos. Fonte: G1 – Economia.

NOTÍCIAS RELEVANTES

  • A dívida de longo prazo da Hungria foi reduzida de 'Baa3' para 'Ba1', anunciou a Moody's em comunicado na véspera. Segundo a agência, a perspectiva é "negativa", o que significa que poderá voltar a haver cortes. Entre as justificativas para a decisão estão o pedido de ajuda do país à Comissão Europeia e ao FMI) feitos oficialmente no início desta semana. Fonte: InfoMoney.
  • A economia da China deve crescer 8,5% em 2012, desacelerando em relação a este ano, informou o vice-diretor do Centro de Pesquisa do Desenvolvimento do gabinete chinês, Lu Zhongyuan. A economia chinesa este ano projetou crescimento econômico de 9,2%. Em 2010, o PIB da China avançou 10,4%, recordou a agência de notícias Xinhua. Fonte: Valor.

Aluno:
Pedro Paulo Silva.

Orientador:
Prof. Dr. Sinézio Maia.

0 comments:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.