sexta-feira, 25 de novembro de 2011

FLASH ECONÔMICO – SALA DE AÇÕES

FECHAMENTO – 18.11.2011

ENFOQUE NAS BOLSAS DE VALORES

  • A Europa voltou a ser a principal referência para o Ibovespa durante a semana. O índice fechou nesta sexta em baixa de 257 pontos (0,45%), aos 56.731. Na semana, o Ibovespa registrou contração de 3,10%. O giro financeiro foi de R$ 5,278 bilhões, em 563.793 operações. Fonte: UOL – Economia.

NOTÍCIAS RELEVANTES

  • NA SEMANA: A semana tumultuada na Zona do Euro trouxe reflexo para as bolsas mundiais, que traduziram as incertezas nas decisões políticas na região em quedas semanais para os principais índices acionários. O mercado acompanhou a renúncia de Silvio Berlusconi do cargo de primeiro ministro italiano e, após isso, o anúncio pelo presidente do país, Giorgio Napolitano, de que o economista e ex-comissário europeu Mario Monti assumiria o cargo. Monti já assume com a função de escolher um gabinete e garantir que sua nova equipe tenha maioria parlamentar. Fonte: InfoMoney.
  • NO SÁBADO: De quanto dinheiro disporá a União Europeia no próximo ano? Desde as primeiras horas deste sábado, essa importante pergunta tem uma resposta clara: o orçamento do bloco será de 129 bilhões de euros em 2012, o que representa um aumento de 2% em relação ao ano anterior. O anúncio foi feito pelo presidente em exercício do Conselho da União Europeia e premiê da Polônia, Donald Tusk, em Bruxelas. "Que sinal estaríamos dando para os mercados e para os 500 milhões de europeus, se não conseguíssemos chegar a um acordo quanto ao orçamento?", advertiu o comissário da UE para Programação Financeira e Orçamento, o polonês Janusz Lewandowski. Segundo o deputado europeu Alain Lamassoure, "o realismo venceu": todos sabiam que o acréscimo de 2% era o "máximo" possível, comentou. Fonte: Deutsch Welle.
  • NO DOMINGO: Conservadores confirmam vitória já esperada, face ao descontentamento dos espanhóis com o atual governo socialista devido ao alto desemprego provocado pela crise econômica que assola a Espanha. O conservador Partido Popular (PP) venceu as eleições deste domingo com maioria absoluta no parlamento, de acordo com uma pesquisa de boca-de-urna feita pela emissora pública RTVE. O principal adversário político de Zapatero nos últimos sete anos, o líder conservador Mariano Rajoy, é o grande favorito, segundo todas as sondagens, para vencer as eleições. Ele reconheceu que, caso se torne chefe de governo, não terá descanso para tirar a Espanha da grave crise que atravessa e que motivou o adiantamento das eleições, originalmente programadas para março de 2012. Fonte: Deutsch Welle.

AGENDA PARA A SEMANA

  • O mercado acompanha uma agenda bastante movimentada, com destaque para a revisão o PIB norte-americano e para a ata do Fomc (Federal Open Market Committee), que revela os dados sobre a última reunião de política monetária do Federal Reserve.
    Fonte: InfoMoney.
  • No Brasil, o destaque fica para a situação inflacionária, diante da publicação da última versão do boletim Focus, pelo BC, além do IPCA-15 pelo IBGE e do INCC-M (Índice Nacional de Custo da Construção) da FGV. Fonte: InfoMoney.


     

Analista: Pedro Paulo Silva.

Coordenador: Prof. Dr. Sinézio Fernandes Maia.

0 comments:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.