domingo, 12 de julho de 2020

 A Reunião da Semana 28 iniciou-se por uma reflexão contemporânea: Economia e Liberdade. O tema, sugerido pelo prêmio Nobel em Economia de 1976, Milton Friedman, da Universidade de Chicago,  por meio de seu livro "Livre Para Escolher", de 1990, retrata, de forma jamais desatualizada, o Poder do Mercado. Os Professores da Escola de Chicago deram voz às teorias do Livre Mercado, sobretudo no contraponto da Escola Keynesiana, predominante nos anos 40, 50, 60 e 70. Friedman, com sua teoria monetarista inicia um processo de reflexão, sendo, posteriormente, reforçado pelos trabalhos de Lucas e Sargent, com os seus modelos de Expectativas Racionais, permitiram uma guinada em direção às reflexões de liberdades, racionalidade e escolhas. Em geral a racionalidade dos indivíduos diluem as atitudes de um governo central e dirigista, ou seja, a idéia de quanto menos governo, melhor, renasce e toma corpo, tanto na academia quanto nos meios políticos e sociais.

O tema da Semana 28 sugere um resgate de Adam Smith, de 1776, no sentido da Cooperação através da Troca Voluntária. Por meio de uma simples história de um "Lápis de Grafite", isto é, de um relato reunindo todos os passos que entram na fabricação de um lápis, os indivíduos, movidos por um sentimento de incentivos e de informações promovem, através de um Sistema de Preços, capacidade de unir, pessoas, setores, países e crédulos em torno de uma liberdade de escolher e realizar suas principais ansiedades de consumo e de satisfações individuais. O tema é instigante, sobretudo, neste momento de incertezas e pânicos que acometem todo o planeta. Uma decisão sobre a reflexão entre liberdade e economia é pertinente e vai permear nossos próximos passos em direção à construção de estudos sobre o Capitalismo e a Liberdade.

A palavra chave para enfrentar este momento é o Conhecimento. Por isso, este projeto tem prezado na formação de analistas financeiro, desde 2007, para que possamos entender os processos  e as atitudes que permeiam um setor da economia; o Setor Financeiro. Muito já tem sido feito para formar alunos, bem como, levar informações de Mercado de Capitais e de Finanças a centenas de atores econômicos. Nosso Escritório Financeiro tem tratado das mais diversas dificuldades dos cidadãos; Orçamento Familiar, Solução de Dívidas, Planejamento Financeiro, Investimentos em Renda Fixa e Investimentos em Renda Variável. Localizar a característica de cada indivíduos (em sua racionalidade de escolher) e os riscos envolvidos em cada ação, representam nossas principais preocupações na Educação Financeira.

Neste sentido nossas equipes estão se equipando, em um treinamento semanal, para discutir o ambiente econômico que estamos passando, as ações das corporações listadas na Bolsa de Valores, os desempenhos das principais Bolsas do Mundo, o desempenho das principais empresas brasileiras, o desempenho da economia brasileira e do mundo, bem como suas formações de expectativas. Os trabalhos estão cada vez mais intensos e cheios de hipóteses, conceitos e teorias, que possam explicar e justificar nossos estudos. Retrata-se aqui a constituição das notícias setoriais (Energia, Imobiliário, Consumo, Setor Básico, Transportes e Telecomunicações).

A VIVÊNCIA do mercado financeiro permite um monitoramento desenvolvido no âmbito do projeto, seguindo métodos e critérios predeterminados, na construção das carteiras: a) Fundamentalista (Benjamin Graham);  b) Dividendos;  c) Risco e Retorno;  d) P/VPA;  e) Volatilidade; e,  f) Carteira Beta-Mercado; além, é óbvio, de monitorar de perto o desempenho do Índice Ibovespa. Nosso trabalho está cada vez mais gratificante, não somente por apresentar retornos financeiros superiores aos retornos médios de mercado, em função de nossas ESCOLHAS por meio de métodos, mas sim na performance da Formação de Cada Aluno integrante do Projeto Sala de Ações. Cada dia mais, um aprendizado, um desafio, um resultado entregue na estrutura da consolidação da equipe.

Parabéns a todos.

Prof. Dr. Sinézio Fernandes Maia
Coordenador do Projeto Sala de Ações UFPB
























0 comments:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.