segunda-feira, 8 de julho de 2024

 


O Escritório Financeiro da Sala de Ações da UFPB foi criado para dar treinamento aos integrantes do projeto no que diz respeito ao "atendimento" ao público dos principais assuntos de finanças pessoais. O objetivo é treinar alunos para a elaboração de planejamento financeiro, orçamento familiar, criação de reservas de emergências, soluções de dívidas, previdência privada e previdência social, investimentos em renda fixa e investimentos em renda variável. 


Nos últimos anos o projeto tem efetuado atendimentos de mais de 400 pessoas com uma taxa de performance de mais de 80% (ou seja, 80% de resoluções de problemas apontados pelos interessados consultados). A equipe é treinada por meio de oficinas, minicursos, workshops e treinamentos temáticos para despertar a solução dos desafios reais sobre Educação Financeira. Atualmente o projeto mantém uma forte parceria com o PROCON PB, construindo um ambiente de atendimento aos interessados que procuram o PROCON para negociações e mediações no que se refere as finanças pessoais. Nossa meta é oferecer uma sala ambiente para "educar" os interessados que, por ventura, tenham problemas de equilíbrio orçamentário. 


O Ambiente do Escritório Financeiro permite que se construa monitores de acompanhamento dos principais produtos financeiros que possam auxiliar os interessados em "checar" as respectivas taxas de juros que vigoram atualmente, bem como simular investimentos programados e seus respectivos custos financeiros


Vale ressaltar que este estudo tem a finalidade exclusivamente de aferição do aprendizado acadêmico.


Letras de Crédito do Agronegócio - LCA

 

A Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) é um título de crédito nominativo, de livre negociação, representativo de promessa de pagamento em dinheiro emitido com base em lastro de recebíveis originados de negócios entre produtores rurais, ou suas cooperativas, inclusive financiamentos ou empréstimos relacionados com a produção, comercialização, beneficiamento ou industrialização de produtos ou insumos agropecuários. A sua rentabilidade pode ser definida por taxa de juro pré ou pós-fixada.

 

Letras de Crédito Imobiliário - LCI

 

A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) é um título de crédito, de livre negociação, com base em lastro de recebíveis originados de negócios imobiliários. A sua rentabilidade pode ser definida por taxa de juro pré ou pós-fixada.


Tesouro Direto

 

O Tesouro Direto é um programa de venda de títulos públicos para pessoas físicas pela internet, desenvolvido em 2002 pelo Tesouro Nacional, em parceria com a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia - CBLC (Central de Custódia da BM&FBovespa), para popularizar e democratizar esse tipo de aplicação; 

 

Essa alternativa de aplicação permite investimentos a partir de R$30,00, de curto, médio ou longo prazo. O Governo Federal emite títulos com o objetivo de captar recursos para financiar suas atividades e pagar suas dívidas. Há uma grande variedade de títulos públicos, com características próprias em termos de prazos (vencimentos) e rentabilidade.

 

Atenção, ser considerado um ativo de renda fixa não significa que os preços e as taxas praticadas não variem ao longo do tempo. Isso porque, no caso de venda do título antes do vencimento, os preços dependerão das condições de mercado na data da venda.


Ibovespa

 

O índice Bovespa é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro. Sua relevância advém do fato do IBOVESPA retratar o comportamento dos principais papeis negociados na BM&FBovespa.


Ouro

 

O ouro é considerado um dos ativos financeiros mais seguros da economia mundial: além de ser um ativo físico, também lastreia a reserva monetária de inúmeras economias ao redor do globo, tendo seu valor e demanda sempre garantidos.

 

A BM&FBovespa oferece, no mercado à vista, contratos com lotes de 250g, 10g ou 0,225g de ouro com teor de 0,999.

 

Fonte: BM&FBovespa

 


ANÁLISE DO MERCADO - 2024

 

Os ativos de Renda Fixa apresentam desempenho superior no ano, comparado à performance da Renda Variável. Dentro da Renda Fixa, são as debêntures que mais possuem rentabilidade, dado a sua maior propensão ao risco, pois está atrelado a empresas, ao contrário da poupança, que apresenta o menor retorno do ano, porém é um dos ativos mais seguros a se investir, abaixo apenas dos títulos do Tesouro Direto, que são garantidos pelo Governo Federal.

 

O desempenho dos ativos de Renda Variável estão atrelados a empresas de diversos setores e estão em movimento de queda no ano, principalmente pela situação da alta taxa de juros, o que direciona o mercado para os títulos públicos do Tesouro Direto e outros ativos de Renda Fixa. Vale salientar que a bolsa brasileira apresentou no final de 2023 um dos seus maiores picos, e agora está em processo de queda. No entanto, alguns ativos se sobressaem, como o Ouro, uma grande reserva de emergência para momentos como este, de queda das ações, além do Bitcoin, que até o mês de maio apresentava altas generosas, porém com certa volatilidade.

 

Conclui-se que o mercado de Renda Fixa está na frente em termos de rentabilidade anual, até esta semana do mês, porém vale salientar que uma carteira de investimentos deve ser bem diversificada, segundo o investidor clássico, Benjamin Graham.

 

 

 

João Gabriel Ferreira Dias - Assessor Acadêmico da Sala de Ações

Prof. Dr. Sinézio Fernandes Maia - Coordenador da Sala de Ações























 

0 comments:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.