A Sala Benjamin Graham ( ou a Célula Análise Fundamentalista) do Projeto Sala de Ações da UFPB tem o objetivo de estudar o desempenho financeiro e econômico das empresas de capital aberto listadas na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. O desafio é a formação de carteiras ótimas de ativos a partir de grandes setores da Bolsa. O exercício é acadêmico e busca a construção de 5 Carteiras Teóricas para servir de instrumento de estudos dos fundamentos de Análise de Empresas no ano de 2024. A sugestão é que a construção de carteiras permita uma diversificação de ativos para fins de estudos, conforme os preceitos ditados pelo Prof. Benjamin Graham em o "O Investidor Inteligente".
O processo de seleção de carteiras setoriais segue um critério definido no projeto desde 2007, ou seja, existe um padrão metodológico contínuo que permite uma comparação ao longo do tempo, além de uma corroboração do método de seleção de ativos orientados por Graham. Assim, os assessores acadêmicos tem a oportunidade de monitorar os ativos selecionados periodicamente e, ao término das semanas são elaborados documentos de análises acadêmicas que demonstrem o desempenho semanal, mensal e anual desses conjuntos de ativos. Esta atividade representa uma forma de aferição do aprendizado dos integrantes do Projeto, alunos dos cursos de Economia, Contabilidade, Administração e Ciências Atuariais do CCSA - UFPB.
Todas as atividades desenvolvidas pelo Projeto Sala de Ações tem por objetivo prover informações acadêmicas e não representa, em nenhuma hipótese, uma sugestão de compra e/ou venda de qualquer valor mobiliário ou instrumento financeiro.
RESSALTA-SE que as informações contidas têm caráter puramente Acadêmico.
Procedimento de Pesquisa
Para obter os Balanços Patrimoniais e as Demonstrações de Resultados basta clicar, ao lado da respectiva empresa (BP e DRE) e o usuário obterá uma planilha padronizada dos balanços conforme CPC26, contendo as informações de Ativo, Patrimônio Líquido, Vendas Líquidas, Lucro Líquido, ou seja informações do Balanço Patrimonial(BP) e da Demonstração de Resultados do Exercício (DRE).
Os múltiplos serão divulgados também por meio de uma planilha resumo dos cálculos obtidos a partir da análise das demonstrações financeiras das respectivas empresas. Assim, o assessor acadêmico e os alunos interessados e integrantes do projeto obterão também os principais Índices de Análise de Balanço (Liquidez, Estrutura de Capital e Rentabilidade) mais os índices de Análise de Bolsa (VPA, LPA, RDA, P/L, DPA, P/VPA, PSR, Yield e Payout). Salienta-se que as informações foram adquiridas de fonte primária (CVM, B3 e Relatório da Administração) e construídas, pelos integrantes do projeto, a partir da literatura de Análise de Balanços (Dante Matarazzo, 2017 e Assaf Neto, 2012).
Prof. Dr. Sinézio Fernandes Maia
Coordenador do Projeto Sala de Ações - UFPB
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
SETOR ENERGIA ELÉTRICA
SETOR IMOBILIÁRIO
SETOR TRANSP/TELECOM
SETOR BÁSICO
SETOR DE CONSUMO
Acesso negado nos arquivos... preciso solicitar o acesso ou pretendem deixar os arquivos públicos? Abraços
ResponderExcluir