domingo, 21 de novembro de 2021

A análise grafista Giro pela Bolsa tem como objetivo demonstrar as variações nos índices setoriais, bem como o IBOVESPA e o câmbio a preços Futuros. Com isso, busca-se ter uma noção de como o mercado interno operou durante a semana. A Teoria de Dow é a base dos nossos estudos, mais voltado para a análise com uso de Price Action e Ondas de Elliot, não considerando condições macroeconômicas; admite-se por hipótese que todas as informações pertinentes ao mercado se encontram nos preços dos ativos, ou seja, no GRÁFICO.

A análise buscou na semana 47 (15/11 a 19/11) manter o nível de previsão semanal para os respectivos ativos escolhidos. Os índices setoriais que abrangem as empresas observadas nos monitores fundamentalistas buscam obter uma melhor noção de como os ativos podem performar durante o período de vigência na carteira e, se necessário haver realocações, adicionalmente aos índices setoriais da carteira é analisado o índice Financeiro tendo em vista sua influência no índice Bovespa, o IBOV e o Dólar a preço futuro.

O Índice de Energia finalizou a semana em tendência neutra, na região do suporte marcado aos 75.235 pontos e respeitando a linha de tendência de baixa. Uma tendência de alta só se inicia caso a resistência e o último topo aos 79.000 sejam superados. A tendência de baixa será iniciada a partir do momento que o suporte marcado aos 75.235 seja rompido.

O Índice Imobiliário ficou em uma região de pontos onde se encontram as duas médias (MME9 e MME21), tendo como alo superior os 777 pontos e caso perfure para baixo o suporte que está muito próximo aos 712 pontos, teria como próximo alvo a região de fundo marcada aos 659. O indicador Índice de Força Relativa está exatamente no seu ponto médio (linha de 50) indicando uma indecisão de mercado no momento.

O Índice de Consumo se encontra em uma tendência neutra no curto prazo, em uma configuração muito parecida com o índice de energia. 4.640 é a região a ser superada para a tendência de alta, e os 4.231 para a tendência de baixa, o que abriria espaço para buscar o suporte dos 4.095 que vem de abril de 2020.

O Índice de Materiais Básicos segue em tendência de baixa, a tendência continuará com o rompimento do suporte aos 5.074. O indicador Índice de Força Relativa mostra a formação de fundos ascendentes, o que divergiria com o preço caso confirme a continuação da tendência.

O Índice do Setor Financeiro está em tendência terciária neutra, finalizou a quinta semana abaixo da MME200 no gráfico semanal. Uma pressão vendedora maior pode levar o índice para patamares ainda mais baixos visto que se encontra em uma região importante para reversão ou continuação de tendência por um maior período.

O Índice do Setor Industrial em tendência de baixa, tem como alvo inferior o suporte dos 23.447 pontos. Na parte superior, vários são os obstáculos e possíveis alvos, a MME9 é o primeiro deles, aos 24.210, seguido pela resistência e MME21 aos 24.360 e 24.494, respectivamente. O Histograma do MACD mostra um enfraquecimento da tendência vendedora, vista também nos dois últimos candles positivos.

O Índice de Fundo Imobiliário segue em tendência forte de baixa, tendo como alvo inferior os 2.552 pontos, próximo de onde passa a MME200 do gráfico semanal, região onde deve acontecer uma forte defesa dos compradores, tentando evitar uma tendência de baixa prolongada. O Histograma do MACD apresentou uma perda de força do movimento negativo, e o candle formado sugere uma possível formação de fundo na região que precisa de confirmação nos próximos pregões.

O Índice de Dividendos apresenta também uma tendência terciária neutra, assim como o IEEX e o IFNC, e tem seu limite inferior e superior marcado em 6.200 e 6.489, respectivamente. O alvo mais longo de baixa é a resistência marcada aos 6.039, região de março de 2021.

O Índice Bovespa futuro segue em tendência de baixa, renovando fundos descendentes e parou na região dos 102.000 pontos. O próximo alvo de baixa é o suporte aos 97.700, zona tocada pela última vez em junho de 2020. Uma reversão de tendência só será considerada no índice caso ele consiga passar pelo topo deixado aos 108.669, tendo ainda a MME9 e MME21 como obstáculos pelo caminho.

Variações na Semana:


IEEX: (-2,28%)

IMOB: (-2,72%)

ICON: (-3,08%)

IMAT: (-2,10%)

IFNC: (-3,70%)

INDX: (-1,49%)

IFIX: (-0,90%)

IDIV: (-2,39%)

WIN1!: (-3,10%)

Salientamos que as informações contidas têm caráter puramente acadêmico.

 

Coordenador: Prof. Dr. Sinézio Fernandes Maia

Analista Acadêmico: Kermit O. G. Costa



















0 comments:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.