quinta-feira, 5 de agosto de 2021

               O P/VPA é uma relação entre o valor atual de uma ação no mercado e o valor patrimonial por ação e o quanto os investidores estão dispostos a pagar, no momento, pelo patrimônio líquido da companhia. Assim, o P/VPA permite descobrir se uma ação está sendo negociada na Bolsa de Valores a preços mais baixos que o seu valor patrimonial.

               A escolha dos ativos ocorre respeitando os seguintes critérios, a partir do conjunto de empresas, semanalmente, utilizando o preço de fechamento da sexta-feira, é calculado o P/VPA das respectivas empresas, a partir do VPA fixado em 30/12/2019. É selecionada uma empresa de cada setor, aquela que apresentou o menor P/VPA da semana, contanto que esse P/VPA seja inferior a 1,5, respeitando o filtro de Benjamin Graham para esse múltiplo, embora seja preferível que esse múltiplo esteja no patamar inferior a 1.

               A Célula Gestão de Risco utilizando o preço da última sexta-feira, é calculado o P/VPA do dia de cada uma das 25 empresas selecionadas previamente pela Sala de Ações e feita a seleção de uma empresa de cada setor (Básico, energia, transporte/telecomunicações, imobiliário e consumo) que tenha respeitado o critério de Graham que é um P/VPA inferior a 1,5. O retorno semanal e anual da carteira é calculado a partir da data que ocorreu a compra na segunda-feira e vende na sexta-feira

               A Análise Técnica é o segundo filtro utilizado, além do papel respeitar o método estatístico ele precisa demonstrar força compradora e preços direcionais. Para isso é necessário que ele tenha as cinco características abaixo:

               1 – Tendência terciária de alta

               2 – Renovação das mínimas e máximas

               3 – Médias Exponenciais de curto e médio prazo ascendentes

               4 – Preços acima das Médias Exponenciais de curto e médio prazo

               5 – Preços na parte superior das Bandas de Bollinger

               A Carteira da Semana 30 é formada pelas empresas dos seguintes setores: Básico e Energia. O papel mais subvalorizado das 25 empresas é do setor Básico com 0,72 de PVPA e retorno semanal de 1,48%, já a empresa selecionada do setor de Energia têm P/VPA de 0,77 e  retorno semanal de 1,43%.

               A Rentabilidade da Carteira Beta essa semana é de 1,46% e o seu  retorno anual é de 79,31%. O Ibovespa performou positivo com 0,53% de retornos.

               Ressalta-se que as informações contidas em nossa carteira teórica têm o caráter puramente acadêmico e representa um processo de aferição do aprendizado acadêmico. Não deve ser considerado orientação de investimentos.

Jessica Evelin Silva Damacena

Analista Acadêmico da Sala de Ações

 

Prof. Dr. Sinézio Fernandes Maia

Coordenador do Projeto Sala de Ações UFPB









0 comments:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.