terça-feira, 19 de janeiro de 2021

A ideia de risco está associada à probabilidade de ocorrência de determinados resultados em relação a um valor médio esperado. Ou seja, o risco pode ser definido como uma medida da variação dos retornos de um ativo. De maneira geral, o risco é representado pela medida estatística do desvio padrão. Podemos separar o risco total de qualquer ativo em risco sistemático (inerente a todos os ativos negociados no mercado, determinado por eventos de natureza política, econômica e social) e risco não sistemático (identificado nas características do próprio ativo).

No modelo CAPM, o risco sistemático é expresso pelo coeficiente beta. Ou seja, o coeficiente beta representa o risco inerente ao mercado, medido em relação ao risco da carteira de mercado (índice Ibovespa). Uma das formas de calcular o beta é pela divisão entre a covariância dos retornos de um ativo e os retornos do índice de mercado pela variância do retorno do índice de mercado:

Além de indicar o risco de um ativo em relação ao risco de mercado, o beta também indica o nível do retorno de um ativo em relação ao retorno de mercado (seguindo o princípio de que quanto maior for o risco, maior será o retorno. Dessa forma, um beta igual a 1 indica risco (e retorno) iguais aos do mercado, enquanto um beta superior a 1 indica risco (e retorno) superior ao do mercado e vice versa.

Em 2020, a Célula de Gestão de Risco analisou o coeficiente beta das 25 empresas que inseridas no monitor de preços dos cinco setores (básico, consumo, energia, transportes e telecomunicações e imobiliário) semanalmente. Os ativos de empresas que apresentaram coeficiente beta entre 0,9 e 1,10 foram comprados na segunda-feira e vendidos na sexta-feira. O coeficiente foi recalculado a cada semana, sendo a carteira reposicionada e rentabilidade da semana anterior acumulada. A carteira teórica alcançou uma rentabilidade de 51,46% em 2020. O melhor desempenho semanal foi verificado na semana 13, com alta de 22,08%, seguida de uma variação de -14,06% na semana posterior, sendo essa a maior queda semanal registrada no ano. Os gráficos de desempenho acumulado e de evolução dos coeficientes beta das 25 empresas acompanhadas são apresentados a seguir.

Coordenador: Prof. Dr. Sinézio Fernandes Maia

Analista Acadêmico: Luiz Fernando Oliveira




0 comments:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.