domingo, 5 de agosto de 2018

A Célula de Análise Macroeconômica do Projeto Sala de Ações desenvolve pesquisas voltadas à economia brasileira, produzindo artigos em que são aplicados os modelos teóricos e econométricos apreendidos em sala de aula, sob orientação do Coordenador do projeto, Prof. Sinézio Maia. O objetivo dos artigos, de maneira geral, é mensurar o grau da relação entre as principais variáveis macroeconômicas brasileiras, de modo que sejam elaboradas análises conjunturais mais robustas sobre a economia brasileira. Além disso, os trabalhos também estão voltados à aplicação de métodos quantitativos à área de finanças. Os alunos Amanda Diniz e Felipe Araújo foram os responsáveis pelos artigos desenvolvidos no último ano, os quais foram aceitos no 56º Congresso da SOBER; no 23º Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística; e, no 21º Encontro de Economia da Região Sul (ANPEC-SUL). Confira os resumos e as fotos abaixo!


PREÇOS DE ALIMENTOS E ADMINISTRADOS: UM ESTUDO SOBRE A DINÂMICA INFLACIONÁRIA BRASILEIRA

Autor(es): Amanda Seixas Diniz, Sinézio Fernandes Maia


Resumo
O presente artigo tem como objetivo mensurar a participação das principais variáveis econômicas relacionadas à inflação por meio de um modelo dinâmico. Tendo em vista as intervenções exercidas sobre os preços monitorados entre 2013 e 2015, as quais foram seguidas do descolamento da inflação da sua meta, bem como, da influência percebida por parte do grupo de alimentos e bebidas sobre a inflação, busca-se verificar qual o impacto desses dois segmentos sobre a dinâmica inflacionária para o período entre 2007 e 2017. Os resultados sugeridos destacam o impacto significativo dos preços administrados sobre a dinâmica inflacionária brasileira.

Palavras-chave: Inflação; Grupos de Preços; VAR.

Para acessar o trabalho completo: clique aqui!



A VOLATILIDADE E SEUS REFLEXOS NA EFETIVIDADE E RAZÃO ÓTIMA DE HEDGE: UM ESTUDO UTILIZANDO AS COMMODITIES BRASILEIRAS DE SOJA, BOI GORDO E A TAXA DE CÂMBIO

Autor(es): Rayana Kelly Brasileiro Martins, Amanda Seixas Diniz, Sinézio Fernandes Maia

Resumo
A presença de fatores aleatórios não controláveis e consequentemente flutuações nos preços das commodities, impulsionam a busca por mecanismos de proteção de risco. Nesse contexto, as operações de hedge são consideradas um importante instrumento estratégico para gestão dos preços. Tendo em vista a volatilidade dos preços das commodities agropecuárias e de câmbio, este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a volatilidade e a razão ótima de hedge e a sua efetividade para o mercado brasileiro no período de 2011 a 2017. Tal proposição é impulsionada com base na seguinte problemática: Seria a volatilidade a causa da efetividade e da razão ótima do hedge? Especificamente, busca-se analisar a volatilidade dos preços da commodity por meio de modelos da classe ARCH, e constatar quanto dos ativos deve ser negociado em contratos futuros para se proteger da variação de preço e qual o percentual de redução do risco em comparação a posição desprotegida.

Palavras-chave: Volatilidade; Operações de hedge; Modelos ARCH.

Para acessar o trabalho completo: clique aqui!



RIGIDEZ ORÇAMENTÁRIA E SUSTENTABILIDADE FISCAL NO BRASIL: UMA ABORDAGEM POR MEIO DE MS-VECM 

Autores: Felipe Araújo de Oliveira, Sinézio Fernandes Maia

Resumo
A preocupação da sustentabilidade fiscal é crescente não só para garantir a intertemporalidade das políticas públicas, como também para não prejudicar a potência da política monetária e na redução da vulnerabilidade do país a crises. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar se a condução da Política Fiscal por meio de Dívida Pública foi sustentável entre 1999 e 2016, usando o modelo proposto em Bohn (2007). Por meio de um modelo Markov Switching-VECM pôde-se concluir que o governo não esteve comprometido em estabilizar a relação dívida/PIB no período, intercalando momentos de alta e baixa incerteza na condução da política econômica. Evidencia-se que houve uma deterioração da condução da política fiscal à partir de 2009, entretanto há também o problema estrutural gerado pela rigidez orçamentária. Em toda a amostra não foi identificado nenhum momento de sustentabilidade fiscal. Isso sugere, que se houve, a mesma foi mascarada pelo crescimento da renda do país. 

Palavras-chave: Sustentabilidade Fiscal, Rigidez Orçamentaria, Coordenação de Políticas, MS-VECM, Reação Fiscal. 

Para acessar o trabalho completo: clique aqui!



Fotos





0 comments:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.