segunda-feira, 23 de setembro de 2013

"Felipe Araújo, um dos destaques do Sport na LDB 2013, se destaca pela grande leitura e apurado entendimento do jogo"

Pra muitos, ele pode passar despercebido em quadra.
Com apenas 1m85 de altura, Felipe Araújo não é aquele cestinha que faz 30 pontos em um jogo, tão puco é o armador que termina uma partida com 15, 20 assistências.

Mas como sempre falamos por aqui, os números só contam uma pequena parte da história do grande jogo. E pra ver o outro lado é preciso vivenciar o ambiente do ginásio, a beira da quadra.
E mesmo sem números tão impressionantes, Felipe Araújo é um dos destaques do Sport na LDB 2013.
Um jogador extremamente cerebral, dotado de grande cognição e entendimento do jogo e que, quando entra em quadra, muda a cara do rubro negro pernambucano. Estas características são ressaltadas por seu treinador na Liga de Desenvolvimento, Ricardo de Oliveira, o Bocão.

O Felipe é um menino diferenciado, muito inteligente e que além de jogar, também estuda o basquete. Nós temos um grupo na internet pra falar sobre basquete, qualquer coisa quem alguém posta ele comenta, sempre atento aos detalhes do jogo. Ele tem muita cognição, entende muito do jogo e pro treinador ter uma atleta assim em quadra é sempre muito positivo, ajuda muito.

Felipe é natural de João Pessoa, na Paraíba, mas começou a jogar basquete na Espanha ainda criança, como ele mesmo conta.

Quando eu era pequeno meus pais foram estudar na Espanha, foram fazer doutorado. Eu vivi lá dos 5 aos 11 anos e foi na Espanha que tive minha iniciação no basquete. Comecei a jogar aos 8 anos e nunca mais parei.

A influência da escola espanhola em seu jogo é bem nítida, Felipe faz um jogo seguro, com poucos erros, e preza pela eficiência em detrimento da plasticidade. Ele fala como seu estilo de jogo foi influenciado por estes primeiros anos de bola laranja na Espanha.

Lá eles trabalham muito essa coisa do entendimento, da leitura do jogo, o foco na base é esse. Trabalham muito pra que você possa criar oportunidades dentro das situações de uma partida, pra que você, através de uma boa leitura, possa criar um jogo dinâmico. Trabalha-se o desenvolvimento individual, mas o foco mesmo é no desenvolvimento coletivo, no jogo de 5 contra 5.

Formado na posição dois, Felipe assumiu a armação principal do Sport nesta LDB e apesar das dificuldades de transição, seu treinador, Ricardo de Oliveira, considera que o jogador se adaptou muito bem à nova função.

O Felipe sempre jogou na posição dois, mas nesta LDB resolvi testá-lo na um e ele tem se saído muito bem. Eu estou muito feliz que ele vem conseguindo executar taticamente tudo que peço a ele e tudo que o time precisa. Mas isso não é surpresa, como ele é um atleta extremamente inteligente e dedicado eu tinha certeza que ele se adaptaria à nova função sem nenhum problema, pra quem o conhece isso não é nenhuma novidade.

Depois que Felipe Araújo voltou da Espanha já rodou um bocado. Ficou até os 14 anos na Paraíba, trabalhando com a professora Janaína Chianca, incansável batalhadora do basquete nordestino, mais uma pessoa de grande influência em sua formação como jogador e responsável por sua indicação ao Sport. Depois foi pra São Paulo onde atuou pelo time do Instituto Janeth Arcain, Santo André e Palmeiras. E agora defende o rubro negro pernambucano na Liga de Desenvolvimento.
Além do seu jogo extremamente seguro e inteligente, o armador também exerce um importante papel fora da quadra, como explica o técnico Ricardo de Oliveira.

O Felipe é muito importante dentro de quadra, mas não é só isso. Fora de quadra ele também é um dos líderes deste time. Ele pode não aparentar, mas exerce uma grande influência no grupo, uma liderança muito positiva. Ele é um agregador nato, na nossa equipe todo mundo gosta dele e como é muito inteligente e conhece muito de basquete todo mundo o respeita, então ele também cumpre um papel muito importante fora da quadra.

Como dissemos mais acima, Felipe Araújo pode até passar despercebido por aqueles que acham que um jogador se faz nas planilhas estatísticas. Mas quem o vê em quadra sabe do potencial que este jogador tem, um basquete seguro e extremamente cerebral, com privilegiado entendimento do grande jogo, é bom ficar de olho nele!
Imagens: Luiz Pires/LNB

Retirado de: NBB 

1 comments:

Agradecemos seu comentário.