quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

FLASH ECONÔMICO – SALA DE AÇÕES

FECHAMENTO – 05.12.2011

ENFOQUE NAS BOLSAS DE VALORES

  • A Bovespa fechou em alta de quase 2% nesta segunda, com investidores esperançosos por um alívio da crise na zona do euro e depois de um pacote fiscal da Itália.
    O Ibovespa avançou 1,77%, aos 58.910 pontos. O volume financeiro foi de R$ 5,9 bilhões. Fonte: G1 – Economia.
  • Os principais índices das bolsas de valores dos EUA avançaram nesta segunda, mas encerraram o pregão distantes de suas máximas após notícias de que Alemanha e outros países europeus com altos ratings podem ter suas classificações reduzidas. O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 0,65. O índice S&P 500 teve valorização de 1,03%. Fonte: G1 – Economia.

NOTÍCIAS RELEVANTES

  • Os países da zona do euro receberam uma advertência da agência de classificação de risco Standard & Poor's. A agência ameaçou praticamente todos os Estados da Eurozona com o rebaixamento de sua notação de crédito.
    A grave crise de endividamento pode levar os países zona do euro a verem sua notação de crédito rebaixada. Devido aos crescentes problemas financeiros, a agência de classificação de risco Standard & Poor's colocou na segunda a nota de crédito de 15 dos 17 países que usam a moeda comum sob "vigilância negativa", o que pode significar a redução do rating de risco desses países em 90 dias. Fonte: Deutsch Welle.

AGENDA PARA TERÇA

  • A agenda econômica desta terça traz como destaque o PIB do terceiro trimestre, divulgado pelo IBGE. Nos EUA não haverá indicadores relevantes nesta data, assim os investidores acompanham o discurso do governador do Fed, Daniel Tarullo. Fonte: InfoMoney.

ABERTURA – 06.12.2011

ENFOQUE NAS BOLSAS DE VALORES

  • A Bovespa opera em baixa nesta terça. Às 11h13, o Ibovespa, principal índice da bolsa paulista, caía 0,28%, aos 58.742 pontos. As bolsas de valores asiáticas fecharam em baixa nesta terça, depois que a agência de classificação de risco Standard & Poor's alertou que pode rebaixar vários países da zona do euro se os líderes da região não conseguirem produzir um plano crível para resolver a crise. Em Tóquio, o índice Nikkei recuou 1,38%, para 8.575 pontos. Fonte: G1 – Economia.

NOTÍCIAS RELEVANTES

  • O PIB ficou estável no terceiro trimestre em relação ao segundo na série com ajuste sazonal. O resultado foi puxado pelo desempenho do setor agropecuário, com alta de 3,2%. Indústria e serviços tiveram despenho negativo, com quedas de 0,9% e 0,3%, respectivamente. Fonte: Valor.
  • O encontro da União Europeia no fim da semana vai servir para tomar decisões importantes para estabilizar a zona do euro, comentou a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, nesta terça-feira, deixando de lado o alerta da Standard & Poor's de que pode rebaixar a nota de crédito de 15 países da zona do euro. Fonte: Valor.

Analista: Pedro Paulo Silva.

Coordenador: Prof. Dr. Sinézio Fernandes Maia.

0 comments:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.