FLASH ECONÔMICO – SALA DE AÇÕES
FECHAMENTO – 17.11.2011
ENFOQUE NAS BOLSAS DE VALORES
- No pregão de hoje, o Ibovespa acompanhou a trajetória de Wall Street e acentuou as perdas na segunda etapa do pregão. O índice chegou a cair mais de 3%, mas fechou a jornada com queda de 2,68%, aos 56.988 pontos. O giro financeiro atingiu R$ 6,915 bilhões. Na semana, o Ibovespa já acumula recuo de 2,66%. No mercado americano, pouco antes do fechamento, o índice Dow Jones caía 1,64%, enquanto o Nasdaq recuava 2,27% e o S&P 500 perdia 2,12%. Fonte: InfoMoney.
NOTÍCIAS RELEVANTES
- A agência de classificação de risco Standard & Poor's anunciou nesta quinta-feira (17) a elevação do rating soberano de longo prazo do Brasil em moeda estrangeira, de "BBB-" para "BBB". Além disso, a agência aumentou a nota de longo prazo do País em moeda local, de "BBB+" para "A". No mesmo comunicado, a Standard & Poor's reafirmou os ratings brasileiro de curto prazo A-3 em moeda estrangeira e A-2 em moeda local, ambos com perspectiva estável. Fonte: InfoMoney.
- O Brasil é o 37º país mais competitivo em um ranking com 43 países que representam cerca de 90% do PIB mundial, mantendo-se na mesma colocação alcançada em 2009. No IC-Fiesp 2011 (Índice de Competitividade das Nações), o Brasil ficou com a nota 24,8. O estudo colocou o País atrás da África do Sul (25,5), do México (28,9) e da Tailândia (28,3), por exemplo. O IC-Fiesp é calculado com base em 83 variáveis de oito fatores: economia doméstica, abertura, governo, capital, infraestrutura, tecnologia, produtividade, custo empresarial e de capital humano. Fonte: InfoMoney.
- A crise da dívida da zona do euro proporcionou às economias americana e britânica uma conveniente aura. Ao que parece, apesar das finanças dos governos dos EUA e do Reino Unido estarem em pior estado do que a do problemático bloco do velho mundo, os mercados de bônus americano e britânico foram beneficiados pela percepção de porto seguro para os investidores diante do desenrolar em câmera lenta do desastre europeu. Fonte: Valor.
- O Fundo Monetário Internacional vai enviar uma missão para a Itália ainda neste mês para analisar as contas públicas, embora o país ainda não tenha requerido nenhuma ajuda. Fonte: Valor.
AGENDA PARA SEGUNDA
- A agenda aqui deverá contar com a divulgação de dois indicadores de inflação: o IPC referente à segunda quadrissemana de novembro e o IGP-10 de novembro. Já nos Estados Unidos, a Conference Board apresentará o Leading Indicators referente ao mês de outubro, inclui índices como pedidos de auxílio-desemprego, custo de mão-de-obra e permissões para construção. Fonte: InfoMoney.
ABERTURA – 18.11.2011
ENFOQUE NAS BOLSAS DE VALORES
- No pregão seguinte à elevação da nota de crédito de longo prazo do Brasil pela Standard & Poor's, o Ibovespa segue os mercados internacionais e inicia o pregão desta sexta no campo positivo, em alta de 0,62%, aos 57.340 pontos. Fonte: InfoMoney.
Analista: Pedro Paulo Silva.
Coordenador: Prof. Dr. Sinézio Fernandes Maia
.
0 comments:
Postar um comentário
Agradecemos seu comentário.