domingo, 16 de junho de 2024

 


A Sala Benjamin Graham (ou a Célula Análise Fundamentalista) do Projeto Sala de Ações da UFPB tem o objetivo de estudar o desempenho financeiro e econômico das empresas de capital aberto listadas na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. O desafio é a formação de carteiras ótimas de ativos a partir de grandes setores da Bolsa. O exercício é acadêmico e busca a construção de 5 Carteiras Teóricas para servir de instrumento de estudos dos fundamentos de Análise de Empresas no ano de 2024. A sugestão é que a construção de carteiras permita uma diversificação de ativos para fins de estudos, conforme os preceitos ditados pelo Prof. Benjamin Graham em o "O Investidor Inteligente"


O projeto Sala de Ações, anualmente, procura definir uma carteira teórica para os estudos de pesquisa e extensão universitária. O trabalho se inicia a partir das publicações das demonstrações financeira anuais divulgadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 

A partir dai é iniciado um processo de monitoramento semanal, mensal e anual para fins de treinamento e fortalecimento dos fundamentos ensinos em cursos oferecidos aos integrantes do projeto. O monitoramento nos auxilia na aferição dos conteúdos ministrados e fundamentados no Trainee. Para o ano de 2024 estamos apresentado os principais resultados da nova carteira definida na Semana 24. 













O processo de seleção de carteiras setoriais segue um critério definido no projeto desde 2007, ou seja, existe um padrão metodológico contínuo que permite uma comparação ao longo do tempo, além de uma corroboração do método de seleção de ativos orientados por Graham. Assim, os assessores acadêmicos tem a oportunidade de monitorar os ativos selecionados periodicamente e, ao término das semanas são elaborados documentos de análises acadêmicas que demonstrem o desempenho semanal, mensal e anual desses conjuntos de ativos. Esta atividade representa uma forma de aferição do aprendizado dos integrantes do Projeto, alunos dos cursos de Economia, Contabilidade, Administração e Ciências Atuariais do CCSA - UFPB.

Todas as atividades desenvolvidas pelo Projeto Sala de Ações tem por objetivo prover informações acadêmicas e não representa, em nenhuma hipótese, uma sugestão de compra e/ou venda de qualquer valor mobiliário ou instrumento financeiro.
RESSALTA-SE que as informações contidas têm caráter puramente Acadêmico.


Prof. Dr. Sinézio Fernandes Maia
Coordenador do Projeto Sala de Ações - UFPB

0 comments:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.