Inicialmente, o Professor Adriano Firmino, da Coordenação de Graduação de Economia e, a Professora Liedje Siqueira, do GAPPE, fizeram as boas vindas ao alunos participantes do evento e, posteriormente passaram a palavra para o Professor Coordenador do Projeto Sala de Ações. A tarefa principal foi dialogar sobre extensão universitária, sua importância e abrangência, sobretudo em um momento tão inusitado como a Pandemia instalada no Mundo, a COVID-19.
A Extensão Universitária, um dos tripés de sustentação de uma Universidade, representa, neste momento, o maior alvo de cobrança de uma sociedade que almeja reflexões práticas de atuação entre as instituições de comando e a população. Neste caso, a Sala de Ações se apresenta de forma incisiva e atuante por meio do Escritório Financeiro de atendimento personalizado e gratuito, tanto para indivíduos como para pequenas empresas. O escritório adotou o modelo remoto com atendimentos pré agendados e tem sido procurado por centenas de pessoas e pequenas empresas interessadas em um apoio educacional, necessariamente para uma melhor convivência neste momento tão disruptivo da Economia.
A Equipe Sala de Ações deve estar à altura para tal atendimento. Para isso, um forte treinamento é feito internamente por meio de minicursos e vivências de mercado. Um total de 20 alunos são treinados para enfrentar esta pandemia ajudando sociedade e, semanalmente, são apresentadas, discutidas e divulgadas as atividades desenvolvidas, sob orientação do Professor Coordenador.
Inicialmente a Coordenação procurou a apresentar os incentivos para a formação do aluno, bem como para o fortalecimento dos conteúdos ministrados em diversas disciplinas elencadas em cada curso de atuação da equipe (Economia, Administração, Contabilidade e Atuárias). Um passeio pelo blog da Sala de Ações tornou-se inevitável, ou seja, desde o registro do início do Projeto, em 2007, até as últimas postagens, foram detalhadamente apresentadas salientando a grande repercussão dos acessos tanto no Brasil quanto no Mundo. O Canal Youtube também foi referenciado como um ambiente de treinamento para o aluno em suas atividades de Consultorias no escritório financeiro da Sala.
Após a apresentação do Blog, passou-se a palavra para os Analistas Acadêmicos, no sentido de apresentarem suas atividades semanais e expondo, para os participantes do WEBINAR, todas as nossas reflexões sobre as atividades de um Consultor Financeiro no Mercado de Capitais, bem como as atividades de monitoramento e vivência de mercado.
A Célula de Análise Fundamentalista, apresentou os monitores semanais dos preços do Mercado de Capitais de 5 setores distribuídos na Bolsa de Valores de São Paulo. Não só os preços foram ressaltados, quanto as notícias e, sobretudo, o desempenho dos respectivos setores no ano de 2020. A Célula de Análise Gráfico também se apresentou para a discussão das Tendências que o Mercado de Capitais estão delineando. Os gráficos representam uma ferramenta de forte atuação na determinação das expectativas dos agentes participantes do Mercado Financeiro. A Célula de Macroeconomia, composta por apresentação de Relatórios do Banco Central e da Conjuntura Econômica Internacional e Nacional, fecham a primeira etapa das apresentações no sentido de coroar os estudos da Atividade Econômica em que estamos inseridos.
A Célula de Gestão de Risco representa a consolidação dos alunos anteriormente treinados em suas diversas atividades e, foi representada pela Bolsista do Projeto, Elizabeth Farias que conduziu as apresentações do Comitê Gestor do Projeto. Este Comitê representa a célula de inovação e desenvolvimento de todo o projeto. O Profissionalismo, a Eficiência e a Performance dependem justamente da atuação direta dos alunos "veteranos" na condução dos alunos "trainee" do do Projeto. Assim, toda a atividade tem um fim de fortalecer a formação dos integrantes do projeto na direção da sua atuação de extensionistas universitários.
O Projeto se classifica como atuação extensionistas no sentido de Educação Financeira para uma sociedade carente de instrumentos e ferramentas que moldem as atitudes de planejamento financeiro, por meio de uma construção de orçamento familiar, soluções de dívidas, planejamentos de longo prazos, bem como de investimentos em renda fixa e renda variável. Essas atividades são detalhadamente discutidas em sua fase de teoria financeiras, bem como na fase da aplicação da teoria econômica no mundo real.
Muito temos que discutir ainda! agradecemos ao Departamento de Economia a lotação de um Projeto tão intenso e abrangente; à Coordenação de Graduação, a oportunidade de divulgar junto aos alunos integrantes do Curso de Economia; a equipe Sala de Ações pela brilhante apresentação das atividades desenvolvidas na semana 27; e, principalmente, aos "FERAS" participantes interessados em assuntos correspondentes ao Mercado Financeiro.
Visitem nosso Blog.
Prof. Dr. Sinézio Fernandes Maia
0 comments:
Postar um comentário
Agradecemos seu comentário.