segunda-feira, 28 de novembro de 2022

 

O relatório Focus, elaborado a partir de uma pesquisa de expectativas com cerca de 120 profissionais do Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais (Gerin) provenientes de bancos, corretoras e outras instituições financeiras, apresenta o levantamento das expectativas do mercado apresentando as previsões para os índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. A análise da sala de ações é centrada em sete indicadores: PIB, IPCA, IGP-M, Meta da taxa Selic, Dívida Líquida do Setor Público, Balança Comercial e a Taxa de Câmbio. Com a proximidade do fim do ano, as expectativas dos agentes tendem a se manterem estáveis.

O mercado apresenta pela terceira semana um aumento da inflação para o fim do ano, o Índice ao Consumidor Amplo (IPCA), passou de 5,63% para 5,81%, enquanto o Índice Geral de Preços – Mercado apresenta movimento retardado em relação ao mês passado, onde sua expectativa era de 7,55%, nesta semana passou de 6,35% para 6,32%.

A mediana das projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) teve um leve aumento, passando de 2,76% para 2,77% para o fim do ano. Já a Dívida do Setor Público continua em queda, passando de 58,45% para 58,00% do PIB.

A expectativa da taxa de câmbio real/dólar para 2022 foi mantida em R$5,20. A Balança Comercial apresentou estabilidade, continuando em US$ 55,00 bilhões.

A Taxa Selic, para o fim de 2022, permanece em 13,75, não apresentando quaisquer sinais de mudança pela 21º semana.

  

Coordenador: Prof. Dr. Sinézio Fernandes Maia

Analista acadêmico: Juan Pablo da Silva Guerra
















0 comments:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.