segunda-feira, 16 de setembro de 2024

 

A Carteira P-VPA, também denominada de Carteira Alavancagem da Sala de Ações, representa a lealdade aos princípios ensinados por Benjamin Graham, seguidos de perto por nada mais, nada menos que Warren Buffett; "precisamos nos esforçar para comprar ações com descontos, ou seja, subavaliada". O critério de escolha das ações, segue semanalmente uma "garimpagem" precisa e pontual dos ativos que já mantém fundamentos, mas que eventualmente se colocam abaixo do seu valor patrimonial. 

A carteira da Sala de Ações denominada de Carteira de Alavancagem (P/VPA) tem o objetivo de selecionar as empresas que estão sendo negociadas com o seu preço abaixo do seu Valor Patrimonial por Ação (VPA), adquirindo ações subvalorizadas ou ações com “desconto”. Para essa análise é utilizado o cálculo do P/VPA, índice de mercado que relaciona o preço da ação com o valor patrimonial da ação. Onde P é o preço da ação negociado no mercado e VPA, que representa o patrimônio líquido da empresa dividido pelo número de ações, é o valor patrimonial da ação, ou seja, o valor contábil da ação, que seria o seu preço teórico.

Assim, pode-se dizer que este índice mede a disposição do investidor a efetuar investimento abaixo ou acima do valor patrimonial da empresa analisada. A escolha dos ativos ocorre respeitando os seguintes critérios: a partir do conjunto de empresas, semanalmente, utilizando o preço de fechamento da sexta-feira, é calculado o P/VPA das respectivas empresas, a partir do VPA fixado em 30/12/2023. Foram selecionadas as empresas que apresentaram esse indicador, em sua respectiva semana, inferior a 1 e superior a 0,50, também considerando se a mesma empresa apresentou lucro nos seus últimos 3 anos.

A carteira é reposicionada semanalmente, operando comprado na segunda-feira e operando vendido na sexta-feira, de acordo com a mudança nos valores do P/VPA das empresas, com a rentabilidade da carteira sendo acumulada.

Ressalta-se que este post acadêmico não é, em nenhuma hipótese, recomendação de investimento. Ou seja, o exercício é puramente acadêmico e serve para aferição do conhecimento do assessor acadêmico que tem como método os ensinamentos de Graham. 









Cecília Silva - Assessora Acadêmica da Sala de Ações

Prof. Dr. Sinézio Fernandes Maia - Coordenador da Sala de Ações

Próximo
Este é o post mais recente.
Postagem mais antiga

0 comments:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.