domingo, 7 de abril de 2024

 

ATIVIDADES 2024

Estamos retomando as atividades de 2024. Chegou o momento de renovarmos a equipe e considerar novos conteúdos. A partir de agora estaremos trazendo um pouco mais de Inteligência Artificial para nossas atividades. O novo cenário está exigindo um novo comportamento, seja dos profissionais de mercado de capitais, seja da academia que deve se adequar aos novos "ares". As equipes estão iniciando as atividades considerando cumprir uma meta ainda mais ousada, ou seja, ainda mais eficiente do que ja tem sido nos últimos anos. 

A equipe está sendo gerenciada por 3 professores, todos doutores, e com expertises em suas atuações no projeto. A professora Carla Calixto e a Professora Mércia Cruz estão construindo um ambiente de atendimento "exemplar" para atendimento ao público em geral. Em particular, duas parcerias foram feitas recentemente que darão um espaço de treinamento profissional para nossos assessores acadêmicos no trato de Orçamento Familiar, Planejamento Financeiro, Educação para o Consumo, Soluções de Dívidas, Reservas de Emergências e Investimentos em Renda Variável e Renda Fixa. O Escritório Financeiro da Sala de Ações da UFPB está com vínculo direto no Procon PB e no Colégio Lourdinas em João Pessoa. Nossas atividades de atendimento estão sendo operacionalizadas tanto presencialmente quanto na forma on Line

A outra trilha do projeto está sendo orientada pelo Professor Sinezio Maia que reinicia sua atividade de treinamento de novos alunos nas células de macroeconomia, análise gráfica (técnica) e Análise Fundamentalista (múltiplos). O treinamento tem como meta operacionalizar as atividades do analista acadêmico com manuseio de planilhas eletrônicas e linguagens de programação Python para Finanças e R para Modelagens Macroeconométricas. A meta, neste ano, será uma equipe alinhada com as novas tecnologias de acesso ao mercado e de análise das informações. Novos objetivos foram traçados com a célula de Gestão de Riscos e a célula de Derivativos. Todas terão como atividade a entrega de carteiras (portfólios) com características bem distintas, além da tradicional carteira de Benjamin Graham. A expectativa é chegarmos no final do período com forte treinamento de orientação de investimentos baseados em diversos perfis de investidores em renda variável. 

Os treinamentos das duas principais trilhas do projeto passam por uma revisão do conteúdo do curso de Educação Financeira para o Programa de Pós-Graduação em Educação Financeira, nível de Especialização (CEEF-UFPB), bem como a revisão do livro de Mercado de Capitais (TOP-CVM) e do livro clássico "o investidor inteligente" de Benjamin Graham. Todo treinamento inicial deve introduzir os candidatos na linguagem da Sala de Ações e na linguagem do Mercado Financeiro Nacional para que possamos fundamentar nossas decisões de orientação, seja de Educação Financeira, seja nos Investimentos em Renda Variável.

Ressalta-se que todo o treinamento e todas as informações tem um caráter puramente acadêmico e representa um processo de aferição do aprendizado acadêmico. Não deve ser considerado, jamais, orientações de investimentos. Todos as informações trabalhadas em vivência de mercado e nas mentorias são com dados divulgados nos sites oficiais da CVM, da B3 e do Banco Central, entretanto para fins de treinamento acadêmico.

Sejam todos bem vindos à nossa nova vivência de mercado.

Equipe Sala de Ações - UFPB
Prof. Dr Sinézio Fernandes Maia - Coordenador do Projeto



















0 comments:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.