A semana foi marcada pela estreia, da turma 2020, na elaboração do monitor da carteira da Sala de Ações. Este documento consiste no treinamento de monitoramento dos preços dos ativos, do número de negócios, da comparação da rentabilidade semanal, mensal e anual entre os ativos e o Índice Ibovespa, além da discussão da principais notícias do mercado de ações.
O ponto mais importante do monitor tem sido o destaque das notícias nos meios de comunicação brasileiro que tratam dos negócios em bolsa. Nosso enfoque é procurar uma correlação entre a trajetória dos preços e as notícias veiculadas; existe mesmo uma sugestão de que os preços dos ativos guardam relações diretas com as notícias? O mercado é eficiente? Quem nasce primeiro? O preço ou a Notícia?
Outro ponto não menos importante, neste processo de monitoramento, é o teste metodológico do guia de operações orientado pelo “Investidor Inteligente” de Benjamin Graham. A ideia é confrontar os ativos que sofreram um choque dos filtros sugeridos por Graham com os ativos que estão listados nos diversos setores da Bolsa de Valores. A rentabilidade anual deve sugerir o grau de acerto dos ativos que, criteriosamente, foram destacados para fazer parte da Carteira Sala de Ações 2020.
Assim, o projeto procura orientar os alunos para compreender melhor um método já consagrado de sucesso, com a realidade posta na B3. Nossa carteira é construída com base em 5 setores definidos no primeiro quadrimestre do ano; 1) Setor de Energia; 2) Setor Imobiliário; 3) Setor Materiais Básicos; 4) Setor Transporte e Telecomunicações; e, 5) Setor de Consumo. Em cada setor é destacada 5 empresas para fazer parte do monitoramento periódico.
O exercício consiste em acompanhar as cotações por duas pessoas do projeto que tem como responsabilidade a busca das informações, em site oficiais, e a apresentação e discussão do comportamento semanal da carteira. O propósito é treinar o aluno para o exercício da profissão de analista de mercado de capitais. Salienta-se novamente que o foco está na preocupação principal na Formação do Aluno, sobretudo para um praticar o exercício de extensionista universitário.
João Pessoa, 05 de Junho de 2020
Prof. Dr. Sinézio Fernandes Maia
Coordenador do Projeto Sala de Ações UFPB
_________________________________________________________________________________________________
Os monitores representam uma ferramenta de treinamento para os alunos do projeto Sala de Ações que tem como prerrogativa principal a AFERIÇÃO de conhecimentos adquiridos durante o Estágio Voluntário do Programa de Extensão Universitária da UFPB.
Monitores da Sala de Ações - 2020
0 comments:
Postar um comentário
Agradecemos seu comentário.