A pauta da última reunião, ocorrida em 15.05.2020 – Sexta Feira, seguiu o protocolo da Sala de Ações na formação do aluno para o mercado de capitais; forte treinamento com base na realidade posta do mercado.
A novidade se deu na publicação dos relatórios das empresas estudadas, no Blog do Projeto (http://salaacoes.blogspot.com/2020/05/informacoes-corporativas-analise-dos.html). Tanto os relatórios da análise financeira das empresas, quanto os múltiplos, foram divulgados para fins de estudos acadêmicos (especificamente para estudos e treinamentos acadêmicos). A apresentação, discussão e debates foram efetuados para duas empresas selecionadas: a Klabin, apresentada por Giovani Lopes de Andrade e, a empresa Qualicorp, apresentada por Ivonaldo Vinicius de Melo.
A análise dos múltiplos procedeu-se no formato de processos de seleção de ativos. A coordenação buscou destacar uma metodologia de seleção de carteira para a Sala de Ações 2020. A discussão e a escolha sugerem um aprofundamento, cada vez maior, na leitura do material de apoio, sobretudo o livro do Professor Benjamin Graham: O Investidor Inteligente.
Os critérios adotados pelo projeto, desde 2007, tem colecionado resultados sucessivos de performances, sempre, todos os anos, superiores aos resultados observados no mercado. Neste caso, o aperfeiçoamento da metodologia; a disciplina; e, a determinação nas metas orientam para um processo de intensa atividade de treinamento: corroborar a tese de investimentos inteligente.
Ressalta-se que o método adotado a partir do principal livro de investimento, segundo Warren Buffett, representa uma leitura obrigatória do Professor Benjamin Graham, junto com David Dodd, no sentido de extrair a “disciplina lógica e rigorosa de investimento em ações e títulos”, nas palavras de Armínio Fraga. O treinamento da Sala de Ações propõe uma oportunidade de avaliar uma empresa como candidata a participar de um processo de monitoramento anual de performance.
A Coordenação do Projeto promove, a partir da próxima semana, a construção de um seminário sobre as lições deixadas por Graham e sua validade para as práticas, ainda hoje, deste extraordinário método de sucesso.
Sem mais,
Prof. Dr. Sinézio Fernandes Maia
Coordenador do Projeto Sala de Ações UFPB
0 comments:
Postar um comentário
Agradecemos seu comentário.