sábado, 18 de setembro de 2021

A Sala de Ações tem como prerrogativa semanal a discussão dos setores da bolsa de valores através do monitoramento e do estudo dos diversos ativos listados na B3, para verificar a correlação entre as notícias das empresas e do setor em relação ao desempenho dos ativos e a variação do número de negócios. O monitoramento também visa a comparação entre as rentabilidades dos setores e os benchmarks (Ibovespa, CDI). Nessa semana o Ibovespa apresentou queda de -4,70%, enquanto na performance em 2021, o índice tem uma queda de -6,59%, contra o acumulado de 2,31% do CDI anual.

O setor de energia obteve alta de 1,04% na semana, apresentando um retorno de 5,00%, no acumulado anual. Os maiores retornos da semana foram das ações da Eneva, Eletrobras e Equatorial, com retornos de 4,22%, 4,04% e 3,70%, respectivamente. A Eneva foi destaque após o Itaú BBA classificar a empresa como acima da média, afirmando que a companhia é o melhor nome para investir neste contexto de crise hídrica, devido à sua “equipe de gestão de alta qualidade, excelente histórico de alocação de capital e grande potencial de crescimento”. A alta da equatorial pode ser expressa como uma euforia dos investidores, ainda em resposta a vitória da companhia no leilão de saneamento do Amapá. Dessa forma, o setor apresentou queda de 8,55% no número de negócios.

O setor imobiliário fechou a semana com retorno de 0,54% e, já acumula queda de -13,69% na performance anual. Os destaques da semana foram Cyrela e MRV, com altas de 3,96% e 2,53% respectivamente. Ambas as empresas foram destaques não só para o setor, mas com a bolsa como um todo. Segundo o chefe de análise de ações na Órama, Phil Soares, à revista Forbes, a Cyrela “tem mais liquidez e a perspectiva operacional e financeira da companhia segue muito favorável. É claro que os juros mais altos [0,96% em julho], bem como os custos de construção, contribuem negativamente. Mas, apesar destes componentes, a nossa perspectiva para o setor é de continuidade deste bom momento.” Além disso, os ventos favoráveis contribuíram para o fechamento da curva de juros, e beneficiaram as companhias do setor de construção, o que fez com que a MRV também se destacasse na semana. O setor obteve uma queda de 24,35% no número de negócios.

O setor de transporte e Telecomunicações obteve retorno de -0,33% nessa semana, mas com performance positiva de 12,02% no ano. A multinacional brasileira Weg (WEGE3), foi destaque do setor na semana, com alta de 1,37%, após assinar contrato para adquirir 100% da Balteau Produtos Elétricos, empresa de transformadores para instrumentos e conjuntos de medição, localizada em Itajubá, no Estado de Minas Gerais. Outra notícia relevante é em relação a Rumo, que assinará um contrato com o governo do Mato Grosso para a construção, implantação e exploração da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso.

O setor básico apresentou queda de 2,80% na semana, reduzindo seu acumulado anual, que ainda é positivo em 15,52%. Os destaques da semana foram Cosan, PetroRio e Sabesp, com altas de 7,05%, 5,08% e 3,77%, respectivamente. A PetroRio apresentou bom desempenho após a alta no preço do petróleo, influenciada pela queda de estoque nos Estados Unidos. O Bank of America (BofA) retomou a cobertura dos papéis da Cosan com recomendação de compra e preço-alvo de R$ 43. Para analistas do banco, a companhia tem entregado o plano de simplificar a estrutura societária e destravar o valor de suas subsidiárias, além de acelerar o crescimento, O setor fechou a semana com alta de 10,75% nas negociações.

O setor de consumo caiu 1,31% nessa semana e em 2021, acumula um retorno de 1,21%. Nos destaques da semana, foi confirmado que os titulares de ações de emissão da Hering (HGTX3) se tornarão donos de papéis do Grupo Soma (SOMA3). As ações da Hering não serão mais negociadas na B3. A transferência de papéis faz parte do acordo de fusão entre as companhias. O Soma comprou a Hering em abril, tendo a operação sido aprovada em assembleias no último dia 14. Também foi destaque, a notícia de que as Lojas Americanas (AMER3) anunciou que adquiriu, através da sua subsidiária IF Capital, a Skoob Books 3D. A Skoob proporciona experiência literária digital, por meio de uma plataforma que oferece várias funcionalidades. Dessa forma, o setor de consumo encerra a semana com alta de 43,33% no número de negócios.

 

Robert Figueiredo e Jessica Evelin

Analistas Acadêmicos

 

Prof. Dr. Sinézio Fernandes Maia

Coordenador do Projeto


















0 comments:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.