quinta-feira, 5 de agosto de 2021

A Célula de Gestão de Risco analisa a volatilidade das 25 empresas que compõe semanalmente o monitor de preços dos cinco setores, sendo eles; básico, consumo, energia, imobiliário, transporte e telecomunicação). Para formação da carteira são selecionados os ativos de maior volatilidade e que demonstram força compradora no gráfico diário, sendo comprados na segunda-feira e vendidos na sexta-feira. Isto posto, a carteira será composta exclusivamente por cinco ativos com a maior volatilidade semanal, sendo um ativo de cada setor. Na semana seguinte, a volatilidade é recalculada e a carteira é reposicionada, com a rentabilidade da semana anterior sendo acumulada.

Estatisticamente, a volatilidade é obtida por meio do desvio-padrão de uma série de retornos, ela mede o risco de um ativo a partir da dispersão dos seus resultados ao redor de um valor esperado. O instrumento de cálculo da volatilidade é o desvio-padrão, uma medida estatística que representa o quão uma série está dispersa em relação à sua média. Para obtenção do resultado anualizado, multiplica-se o valor da equação do desvio-padrão pela raiz de 252 (quantidade de dias úteis no ano).

A Análise Técnica é o segundo filtro utilizado, além do papel respeitar o método estatístico ele precisa demonstrar força compradora e preços direcionais. Para isso é necessário que ele tenha as cinco características abaixo:

1 – Tendência terciária de alta

2 – Renovação das mínimas e máximas

3 – Médias Exponenciais de curto e médio prazo ascendentes

4 – Preços acima das Médias Exponenciais de curto e médio prazo

5 – Preços na parte superior das Bandas de Bollinger

A Carteira da Semana 30 é formada por uma única empresa do setor básico. O papel mais volátil do setor tem 42,13% de dispersão e com 3,72% de rentabilidade.

A Carteira da Volatilidade Semana 31 nessa semana nenhum ativo preencheu os pré requisites para participar da carteira, seja em relação a parte estátistica que é ter a maior volatilidade do setor como em tambem está em tendencia terciaria de alta .

A Rentabilidade da Carteira essa semana é de 0% e o seu retorno anual é de 83,74%, Já o  Ibovespa fechou em queda nesta semana de -3,34% , os papéis acabaram sucumbindo a visões pessimistas sobre o resultado e recuaram 1,15%. A Vale (VALE3) teve baixa de 1,5%, também repercutindo seus números trimestrais.

Ressalta-se que as informações contidas em nossa carteira teórica têm o caráter puramente acadêmico e representa um processo de aferição do aprendizado acadêmico. Não deve ser considerado orientação de investimentos. Todas as empresas analisadas são reais e listadas na B3 e respeitando a Instrução CVM N° 598, de 03/05/2018, o ticket da ação será confidencial.

Jessica Evelin Silva Damacena

Analista Acadêmico da Sala de Ações

Prof. Dr. Sinézio Fernandes Maia

Coordenador do Projeto Sala de Ações UFPB





0 comments:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.